Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da catinga-de-mulata

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

Muitas pessoas talvez relacionem a planta catinga-de-mulata com a longevidade, já que suas flores podem durar muito tempo, e também são tradicionalmente utilizadas para a preservação de cadáveres há vários séculos. A verdade é que essa erva é carregada de propriedades benéficas à nossa saúde.

 

Saiba mais sobre a catinga-de-mulata

 

A planta contém óleos voláteis com quantidades significativas de tujona e cânfora. Ela também possui componentes químicos como glicosídeos, flavonoides, resina, tanino, ácido oxálico e ácido cítrico. É uma boa fonte de vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, manganês, sódio, ferro, silício, e enxofre.

catinga-de-mulata

Chá feito com catinga-de-mulata pode tratar várias doenças. Foto: iStock, Getty Images

Os benefícios para a saúde desta planta são atribuídos às suas propriedades de agente antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, anti-histamínico, antiviral, inseticida, sedativo e vermífugo.

Embora o consumo exagerado da catinga-de-mulata a torne tóxica para o organismo, ela é popular para alguns usos medicinais, quando utilizada em doses adequadas. Veja quais são os principais benefícios medicinais dessa erva e quais as condições de saúde que ela pode ajudar a curar.

 

Benefícios medicinais da catinga-de-mulata

 

Vermífugo

Alguns herbalistas usam a catinga-de-mulata para o tratamento de vermes intestinais, tanto em adultos como em crianças. Por ser uma planta rica em tujona, é uma medicação eficaz para eliminar vermes de vários tipos.

A tujona também torna esta planta tóxica, quando usada em doses elevadas, portanto, é aconselhável usar apenas doses prescritas para expelir os vermes do corpo. Para essa finalidade, normalmente esta planta é consumida em forma de chá.

Pedra nos rins

Outro benefício valioso do uso da catinga-de-mulata é no tratamento de insuficiências renais e pedras nos rins. Para a eliminação do cálculo renal, especialistas recomendam a combinação da planta com urtigas. A mistura, em forma de chá, deve ser bebida a cada quatro horas. As propriedades diuréticas desse chá vão ajudar a expulsar as pedras dos rins.

Problemas menstruais

As propriedades presentes na erva ajudam a estimular o sangramento menstrual e, portanto, são importantes para as mulheres que sofrem de amenorreia. É também um bom tratamento por leucorreia e outros problemas com corrimento vaginal. Mas cuidado – esse remédio natural nunca deve ser usado durante a gravidez, e é fatal em grandes doses.

Problemas no estômago

Outro grande benefício associado com a catinga-de-mulata é que ela ajuda a melhorar a digestão e alivia a dispepsia, ou indigestão. É um bom remédio natural para distúrbios digestivos, como úlceras estomacais, flatulência, gases, dor de estômago, espasmos estomacais e problemas de vesícula. É também um bom estimulante do apetite.

Reumatismo

Especialistas recomendam usar a planta para tratar dores relacionadas com reumatismo, artrite, enxaquecas e dor ciática. As suas propriedades anti-inflamatórias são eficazes no alívio da dor e outros sintomas associados a estas condições.

Gripes e resfriados

Por ser uma boa fonte de vitamina C, a catinga-de-mulata é usada por muitas pessoas para tratar resfriados, tosses e febres virais. Suas propriedades antivirais e antibacterianas não só ajudam a tratar estes problemas, mas também a preveni-los de forma eficaz.

Problemas de pele

Outro uso comum da planta é para matar piolhos, tratar a caspa e estimular o crescimento do cabelo. Você deve aplicar o chá da planta externamente para o tratamento de feridas, sarna, contusões, coceira, irritações da pele, erupções cutâneas, queimaduras solares e sardas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!