Receitas

Que tal provar receitas do Piauí? Confira 4 opções

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Por mais que os brasileiros de modo geral tenham o hábito de generalizar o Nordeste em sua cultura e culinária, é importante saber que não é bem assim. Cada estado tem suas semelhanças e também suas diferenças. Na gastronomia, por exemplo, as receitas do Piauí costumam ter uma forte presença da carne bovina e suas variações conhecidas como carne-de-sol e charque.

receitas-do-piauí

Macaxeira é ingrediente da tradicional receita de capiau. Foto: iStock, Getty Images

Temperos como salsinha, coentro e pimenta-de-cheiro, assim como o colorau e o leite de coco, são figuras carimbadas nos pratos deste estado que ama o sol e as cores vibrantes, ao contrário da culinária baseada em frutos do mar de Pernambuco e Bahia, por exemplo.

Receitas do Piauí para você preparar em casa

– Pirão de parida

O pirão de parida é uma das receitas do Piauí mais tradicionais – e, o melhor, super fácil de fazer. Para prepará-lo você vai precisar de uma galinha caipira temperada com sal, molho de vinagre, pimenta do reino e alho. Depois de marinar por uma hora, corte as juntas do frango e junte cebola, tomate e pimentões picados.

Refogue e deixe cozinhar com bastante água. Quando a galinha caipira estiver cozida, o que deve levar uns 40 minutos, acrescente meio quilo de farinha de mandioca até que fique consistente. Depois é só se deliciar com este prato saboroso.

– Capiau

O capiau nada mais é do que o xodó das receitas do Piauí. Saboroso, ele tem como base a carne-de-sol e a mandioca – ou macaxeira, como dizem os nordestinos. O preparo é bem simples. Corte um quilo de carne-de-sol em pedaços pequenos e tempere com alho, cebola, tomate, pimentões e tempero verde.

Leve tudo ao fogo para refogar. Em separado, coloque meio quilo de macaxeira para ferver e, quando a carne estiver quase pronta, misture tudo. É uma delícia.

– Carneiro com leite de coco

O leite de coco é um dos ingredientes mais usados nas receitas do Piauí e é, junto com o carneiro, a base desta receita saborosa. Para começar você vai precisar temperar o carneiro com a pimenta, alho, vinagre, vinho tinto e sal, deixando marinar por mais ou menos uma hora.

Em uma panela com pouca gordura, refogue tomates picados, pimentão, cebola e colorau. Acrescente a carne, mexendo e colocando água aos poucos para cozinhar. Assim que o cordeiro estiver cozido, coloque cheiro verde e, por último, o leite de coco, mexendo sempre.

– Baião de dois

Entre as receitas do Piauí mais apreciadas, o baião de dois nada mais é do que feijão com arroz bem temperado. E diga-se: uma delícia!

O preparo é bem simples: cozinhe um quilo de feijão com água e sal. Quando estiver quase cozido, junte meio quilo de arroz. Deixe cozinhando em fogo médio a baixo. Em uma panela em separado, doure 250 gramas de bacon, alho e cebola.

Depois de refogados misture 250 gramas de carne-de-sol, já cozida e desfiada, 250 gramas de charque e tempere com sal e pimenta. Misture às carnes o feijão com arroz e polvilhe com coentro e salsinha. Se quiser, você ainda pode juntar queijo. É a oitava maravilha da cozinha piauiense.