Receitas

Veja 3 receitas com superalimentos e invista na refeição saudável

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Você já ouviu falar dos superalimentos e dos seus benefícios para a saúde, não é mesmo? Mas nem sempre é fácil incluí-los no nosso dia a dia. Por isso, resolvemos reunir algumas receitas com superalimentos que são saborosas e fáceis de fazer, para atender aqueles que não tem tempo de passar horas na cozinha ou estão se habituando com uma alimentação mais natural.

receitas-com-superalimentos

Receitas com superalimentos ajudam a manter a saúde e a boa forma física. Foto: Shutterstock

3 receitas com superalimentos

Se você está em busca de opções deliciosas e saudáveis, veja 3 receitas com superalimentos que você pode fazer hoje mesmo:

1. Salmão com molho de mel e gengibre

Além de ter o salmão que é rico em ômega 3, esta é uma das receitas com superalimentos em dose dupla, já que o mel também possui vários benefícios adicionais.

Ingredientes:

1 colher de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de alho em pó

1/3 xícara de molho de soja

xícara de suco de laranja

¼ copo de mel

1 cebolinha verde picada

1 ½ kg de filetes de salmão.

Como fazer:

Em um saco de plástico, combine os seis primeiros ingredientes e misture. Coloque o salmão no saco e vire-o suavemente para distribuir a marinada. Leve à geladeira por 15 minutos para o sabor ficar mais forte. Depois, unte levemente uma frigideira e pré-aqueça em fogo médio. Retire o salmão da marinada e coloque na frigideira para grelhar. Quando estiver quase ao ponto, pincele com a marinada reservada até o término do cozimento.

2. Batatas doces picantes

A batata doce é uma boa fonte de ferro, assim como de magnésio e vitaminas D e C, bem como a B6. Além disso, esta opção de receitas com superalimentos auxilia na perda de peso.

Ingredientes:

3 batatas doces grandes, descascadas e cortadas em cubos de 1 polegada

2 colheres de sopa de azeite de oliva ou 2 colheres de sopa de óleo de canola

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de chá de pimenta em pó

1/2 colher de chá de sal

1/4 colher de chá de pimenta caiena.

Como fazer:

Em um refratário, coloque as batatas e o azeite. Depois, misture os ingredientes restantes e misture bem. Transfira para uma assadeira untada e asse em fogo médio por 40 a 45 minutos ou até que as batatas estejam macias, mexendo a cada 15 minutos.

3. Cookies de mirtilo

Estas pequenas frutinhas podem ajudar a combater a gordura da barriga e evitar doenças cardiovasculares. Por isso, não deixe de fazer uma das receitas com superalimentos.

Ingredientes:

75g de margarina (baixo teor de gordura)

5 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão

1 ovo batido

1/2 colher d chá de essência de baunilha

Uma pitada de sal

175g de farinha peneirada

Raspas de 1 limão

150g de mirtilos frescos.

Como fazer:

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre duas assadeiras grandes com papel vegetal. Depois, bata a margarina e o adoçante até formar um creme. Adicione o ovo e a baunilha e bata novamente, depois é hora do sal, da farinha e as raspas de limão. Mexa bem até obter uma massa lisa. Coloque a massa na assadeira com a ajuda de uma colher de sopa, bem afastadas e moldar cada uma. Pressione os mirtilos no topo dos cookies e asse de 12 a 15 minutos, até dourar. Deixe esfriar.

Por que aprender receitas com superalimentos

“Superalimento” é o apelido daquele tipo de comida que contém muitos nutrientes e vitaminas. Trata-se daquele alimento que não favorece apenas um aspecto da saúde, mas muitos deles. Nem sempre, no entanto, a inclusão de alimentos como mirtilo e batata doce resultam em receitas saborosas. Assim, descobrir como preparar esses pratos acima pode ser uma boa ideia para uma experiência gastronômica mais saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!