Guia do Câncer

Alimentação para câncer: como a refeição pode ajudar no controle da doença

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Quem passa por tratamento contra o câncer pode ter dificuldade na alimentação. Isso porque alguns dos efeitos colaterais de algumas terapias, como a quimioterapia e a radioterapia, resultam em redução do apetite, alterações do paladar alimentar, diarreia, constipação e dificuldade de deglutição. O Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização para a prevenção e o combate ao câncer de mama, por isso chamamos a atenção para a importância da alimentação contra o câncer.

Mesmo com todas as dificuldades, é de extrema importância não descuidar da alimentação, já que é nesse momento que o corpo irá precisar de mais nutrientes e vitaminas para manter o bom funcionamento das funções do organismo e até reduzir muitos desses efeitos colaterais do tratamento.  Por isso, vamos descobrir como a correta alimentação para câncer pode ajudar a passar por esta etapa.

alimentação-para-câncer

Alimentação para câncer deve ser adaptada conforme necessidade do paciente. Foto: Shutterstock

Alimentação para câncer deve ser planejada

Comer os tipos certos de alimentos antes, durante e após o tratamento pode ajudar o paciente a se sentir melhor e também com mais energia. Para garantir uma alimentação para câncer adequada, o paciente deve comer e beber alimentos que contenham uma boa quantidade de nutrientes essenciais, como as vitaminas, os minerais, as proteínas, os carboidratos, a gordura e a água. A desnutrição – falta de nutrientes essenciais – pode resultar em fraqueza, cansaço e incapacidade de resistir a infecções ou suportar terapias contra o câncer.

Além disso, essa condição pode ser muito perigosa, já que muitos estudos têm mostrado que a perda de peso aumenta drasticamente a taxa de mortalidade na maioria dos tipos de câncer e, ao mesmo tempo, reduz a resposta à quimioterapia.

Durante o tratamento, o corpo está trabalhando para lutar contra as células cancerosas, e para substituir as células já danificadas. Por isso, uma alimentação para câncer especial irá ajudar o corpo a garantir uma quantidade mais elevada de nutrientes apenas para manter as funções corporais.

Assim os nutrientes são necessários na reparação de todos os danos celulares colaterais do tratamento. Comer poucas proteínas e calorias é o problema nutricional mais comum enfrentado por muitos pacientes com câncer. As proteínas e as calorias são importantes para a cura, pois combatem à infecção e fornecem energia.

Como deve ser a alimentação para câncer

Uma alimentação para câncer deve ser rica em nutrientes adequados, que podem minimizar os efeitos secundários do tratamento e podem até mesmo reduzir o tempo de recuperação.

Na maioria dos casos, a má nutrição pode ser evitada através da simples ingestão de alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes. Isso inclui uma abundância de frutas e vegetais (pelo menos cinco porções por dia), pães integrais e cereais, cortes magros de carne (frango, peru ou peixe), e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

Os pacientes com câncer também podem considerar suplementos nutricionais, especialmente para os momentos em que se sentem incapazes de comer o suficiente. Apesar de alguns suplementos nutricionais não funcionarem tão bem como alimentos integrais, consumir algumas doses de certas vitaminas pode ajudar no processo, na maioria dos casos. Muitos deles estão disponíveis sob a forma líquida ou em pó, e podem ser incorporados a uma bebida.

Mas é importante consultar o seu médico ou nutricionista quando for consumir qualquer tipo de suplemento. O profissional poderá avaliar se há necessidade desse suplemento no cardápio diário.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!