Clínica Geral

Veja como evitar doenças mais comuns e foque na sua saúde

Por Redação Doutíssima 16/09/2014

Você sabe quais são as doenças mais comuns que afetam os brasileiros? Saiba que dentre elas encontram-se as doenças cardiovasculares, o câncer, as condições respiratórias e o diabetes. E se você quer saber como evitar doenças, pode seguir as dicas que preparamos abaixo, que em sua maioria servem para prevenir todas elas.

como-evitar-doenças

Quer evitar doenças? Comece por algum exercício físico de intensidade moderada. Foto: Shutterstock

Aprenda como evitar doenças em 4 dicas

1. Controle seu peso

A obesidade está relacionada ao câncer de cólon, ao câncer de mama e ao câncer de útero, dentre outros tipos de tumor. Além disso, também é fator de risco para doenças cardíacas, em razão do acúmulo de gordura e elevada taxa de colesterol ruim. Por isso, se você quer saber como evitar doenças, é importante evitar a obesidade e ter uma alimentação saudável.

Aumente o consumo de frutas, verduras e hortaliças, que tem um efeito benéfico sobre o organismo, diminuindo o surgimento de uma série de cânceres. Isso acontece porque esses alimentos contêm um grande número de substâncias, como vitaminas e minerais, que possuem um efeito protetor frente a alguns cânceres.

Além disso, os cereais proporcionam fibra, principalmente se são integrais, e isso está associado à diminuição do risco de câncer no aparelho digestivo.

Ao manter uma alimentação saudável, você também estará prevenindo problemas cardíacos como o infarto, já que provavelmente seu colesterol ruim será baixo. E, por fim, terá um bom índice de imunidade, o que previne uma série de doenças do trato respiratório.

Então, se você quer saber como evitar doenças, comece adotando hábitos alimentares saudáveis.

2. Exercite-se

Praticar exercícios físicos é uma ótima medida de descobrir como evitar doenças cardíacas. Existem evidências, porém, de que os benefícios da atividade física vão além dessa natureza de doenças.

Estudos indicam que praticar exercício físico moderado todos os dias diminui o risco do aparecimento de câncer de cólon, mama, útero e próstata.

Mas atenção: a atividade que é boa para a saúde é aquela de intensidade moderada: 30 minutos já bastam, mas se você não consegue fazer em intensidade moderada poderá trocar por 60 minutos de atividade física em intensidade suave.

3. Abandone o cigarro e controle o álcool

Se você quer saber como evitar doenças, abandone o cigarro. Os tabagistas são presença frequente nos grupos de risco de doenças de mais diversas ordens.

Você sabia que de 25 a 30% dos casos de câncer em países desenvolvidos estão relacionados ao uso do tabaco? E que 87 a 91% dos cânceres de pulmão nos homens, e entre 57 e 86% nas mulheres, são atribuíveis ao hábito de fumar? Largue já esse vício.

Consumir álcool em excesso também é nocivo ao organismo. É preciso que o consumo seja moderado, do contrário problemas de fígado poderão aparecer, bem como alguns tipos de câncer.

Pior ainda é se você misturar esses dois fatores acima. Os riscos aumentam significativamente com relação a todas as doenças.

4. Cuidado com a exposição ao sol

Um dos cânceres mais comuns é o de pele. E o câncer de pele, todos sabem, é prevenido com alguns cuidados básicos ao se expor ao sol. Use sempre o filtro solar, evite os horários de maior incidência dos raios ultravioleta e, caso apareçam manchas na pele, procure um dermatologista.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!