Se você é uma daquelas pessoas que gosta de pratos bem condimentados, é bem provável que a páprica seja um dos temperos do seu agrado. Trata-se, basicamente, de uma especiaria feita a partir da moagem de pimentões secos e pimenta. Mas além de delicioso, esse ingrediente traz uma série de benefícios à nossa saúde.
Saiba mais sobre a páprica
O sabor desse tempero é muito leve em comparação a outros tipos de pimentas, que são especiarias mais ardentes. Isto porque a páprica tem uma menor dose de capsaicina, um composto que é responsável por causar a sensação de ardor. Sua cor varia do laranja ao vermelho intenso, dependendo do tipo de pimentas usados.
A páprica é amplamente utilizada na cozinha húngara, como um enfeite e tempero. Ao ser aquecida, ela libera sua cor e sabor e também é usada em muitos alimentos industrializados e em cosméticos, para adicionar cor a seus produtos.
Além disso tudo, o ingrediente é rico em vitamina C e carotenoides, fornecendo uma grande variedade de benefícios à saúde e à beleza. Suave, é carregado com antioxidantes, bem como vitaminas e minerais essenciais, que mantêm o seu corpo saudável. Veja, abaixo, alguns dos principais benefícios práticos desse delicioso tempero.
Principais benefícios da páprica
Atua como um anti-inflamatório
A páprica possui excelentes propriedades anti-inflamatórias e é particularmente benéfica para as pessoas que sofrem de doenças autoimunes e inflamatórias. É útil no alívio de inchaços causados por reumatismo, bem como outras dores no corpo.
Reduz a pressão arterial
Essa qualidade pode ser atribuída à presença de capsaicina, embora seja mais baixa em comparação com outras pimentas. A capsaicina ajuda na redução da pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos.
Fornece energia
Esse tempero também é uma importante fonte de vitamina B6, que é vital para permitir que outras 100 enzimas consigam para desempenhar suas funções perfeitamente. Elas iniciam reações bioquímicas no corpo, que criam energia, fornecendo glicose enquanto produzem neurotransmissores e hemoglobina.
A páprica também contém ferro, que transporta o oxigênio por todo o corpo, e é um componente de muitas proteínas. O tempero é um estimulante e energizante incrível, que pode ser utilizado para tratar doenças como fadiga, letargia e depressão.
Benefícios cardiovasculares
A vitamina C da páprica fornece a proteção contra doenças cardiovasculares, especialmente ataques cardíacos e derrames. A vitamina E é um antioxidante que previne os danos por radicais livres, reduzindo o risco de doença cardíaca. O ingrediente também é carregado com minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, que purificam o sangue e melhoram a saúde do coração.
Melhora a anemia
A páprica contém ferro, que está envolvido na formação de células vermelhas do sangue. Além disso, a quantidade abundante de vitamina C neste tempero permite que o corpo consiga absorver melhor o ferro. Desta forma, a inclusão desta especiaria em sua dieta pode ajudar a prevenir e tratar a anemia.
Melhora o sono
A vitamina B6, presente na especiaria, tem poderosos efeitos neurológicos e psicológicos. Ela contribui para a produção do hormônio do sono, ajudando você a manter um ciclo normal do sono. Além disso, aumenta os níveis de serotonina, o que permite que você fique feliz e livre de estresse.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!