Medicina Alternativa

Intestino ressecado: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

O intestino ressecado acomete muitas pessoas e gera um intenso desconforto. Uma pessoa que está com essa condição não rara nota algum inchaço na área, o que também causa alterações de humor e a sensação de estar fora do peso ideal. Para acabar com esse problema, mudança nos hábitos alimentares e remédios caseiros podem ajudar.

intestino ressecado

Alimentação balanceada ajuda a prevenir o intestino ressecado. Foto: iStock, Getty Images

Normalmente, os problemas intestinais estão relacionados com hábitos alimentares – e, no caso do intestino ressecado, não é diferente. É possível buscar auxílio médico para resolver o problema, mas nada impede que você tente corrigir alguns hábitos e solucione o problema você mesmo.

 

Alimentação contra intestino ressecado

 

Quanto à alimentação, é preciso que ela seja balanceada, e isso significa que você deve incluir frutas, legumes e verduras, mas sem esquecer de outros elementos importantes, como as fibras – a linhaça e a aveia, por exemplo, são ótimas alternativas.

Ingerir bastante água ao longo do dia é um grande auxílio. Se você quiser potencializar ainda mais o funcionamento da função intestinal do seu organismo, combatendo o intestino ressecado, outra dica valiosa é praticar exercícios físicos e evitar situações de estresse. Caso nada disso funcione, porém, é possível recorrer aos remédios caseiros abaixo. Confira.

 

Receitas caseiras contra o intestino ressecado

 

Raiz de alcaçuz

Embora não seja indicada para aqueles que sofrem com condições cardiovasculares ou renais, hipertensos e gestantes, já que pode aumentar a pressão sanguínea, a raiz de alcaçuz é uma boa opção para tratar o intestino ressecado.

Ela possui o chamado efeito colagogo, que implica na elevação de secreção de bile no fígado, o que auxilia bastante no trânsito intestinal. Para consumi-la, é possível preparar uma infusão bastante simples, misturando 20 g de raiz de alcaçuz com água e levando-a ao forno até começar a ferver. Depois, basta deixá-la esfriar por 10 a 20 minutos, coar o líquido e ingeri-la.

Aloe vera

A aloe vera contém fibras e substâncias curativas em sua composição, principalmente no seu suco. Ele é capaz de normalizar o funcionamento do intestino através de um efeito laxante que estimula os movimentos dos músculos intestinais, ajudando na expulsão das fezes. É uma ótima alternativa para o intestino ressecado.

Erva-doce

Dentre os remédios caseiros para atacar o intestino ressecado está a erva-doce. Ela é excelente normalizar o fluxo digestivo e o trato intestinal, ajudando a resolver diversos problemas como o inchaço. Além disso, do mesmo modo que a aloe vera, a erva-doce possui efeito laxante. Faça uma infusão e obtenha todos esses benefícios.

Água

Parece óbvio, mas muitas pessoas não sabem que a baixa ingestão de líquidos pode estar entre as causas de um intestino ressecado. A água amolece o bolo fecal, facilitando sua saída e combatendo ou prevenindo o problema.

O ideal é que as pessoas consumam, no mínimo, dois litros de água por dia. Além disso, se você não tem o hábito de tomar a água em estado puro, poderá preparar sucos naturais, como de laranja, que garantem essa hidratação tão necessária.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!