Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do caruru

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

O caruru é uma planta que faz parte da culinária tradicional de muitos estados brasileiros, mas pouca gente sabe que ela não serve apenas como um alimento – a erva possui muitas propriedades medicinais. Ela muitas vezes é considerado como uma erva daninha, e é conhecido também como amaranto, bredo e, em outras partes do mundo, como callallo.

 

Saiba mais sobre o caruru

 

As suas folhas verdes escuras são uma rica fonte de vitamina C, K, E e B, e também de ferro, cálcio e fibras, que são essenciais para a uma boa saúde. A vitamina K, por exemplo, desempenha um papel importante na prevenção da osteoporose, da artrite, da diabetes e da aterosclerose. Já a vitamina E está associada à prevenção do câncer de pele.

 

caruru

Apesar de considerado uma erva daninha, caruru tem potencial medicinal. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, o caruru tem poderosos antioxidantes, que protegem nossos órgãos do câncer e destroem os radicais livres, que, por sua vez, danificam e enfraquecem células do nosso corpo. Eles também são conhecidos por retardar a degeneração celular relacionada com a idade e são ótimos para a nossa pele, cabelo e unhas. Conheça mais sobre todos os benefícios dessa erva e veja porque você nunca mais deve tirá-lo do seu quintal.

 

Benefícios medicinais do caruru

 

Reduz o colesterol

Um dos principais benefícios para a saúde que as folhas dessa planta proporcionam é a sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ela contém um tipo de vitamina E que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo e previne doenças cardíacas.

Controla a hipertensão

As folhas de caruru são carregadas com potássio e magnésio, que são cruciais para a manutenção do equilíbrio adequado no corpo. A presença de quantidades significativas de fibra alimentar, além de outros nutrientes essenciais nestas folhas, auxilia na gestão e prevenção da hipertensão.

Protege contra o câncer

A atividade protetora do câncer das folhas dessa planta se dá devido às propriedades antioxidantes da vitamina E e da vitamina C, além de outros nutrientes essenciais. Estas folhas lutam contra os radicais livres e previnem a formação de células malignas responsáveis ​​pelo câncer.

Previne a anemia

A deficiência de ferro no corpo resulta em anemia. Por isso, devido à presença de quantidades elevadas de ferro nas folhas do caruru, essa planta se torna a melhor fonte alimentar para prevenir a deficiência deste mineral no corpo.

Melhora problemas de pele

Outro grande benefício das folhas de caruru ocorre em razão de seus nutrientes essenciais, que exercem ação anti-inflamatória contra infecções de pele. Devido à forte atividade adstringente, estas folhas agem como um remédio natural para tratar problemas de acne e outras doenças de pele, como eczema.

Alivia problemas bucais

A erva ainda é um remédio eficaz para aliviar a uma vasta gama de complicações orais. O vegetal verde cru tem sido amplamente utilizado para tratar dor de garganta, úlceras na boca e gengivas inchadas.

 

Previne a perda de cabelo

Se você está sofrendo com a queda de cabelo ou envelhecimento precoce dos cabelos, consumir folhas de caruru diariamente pode ajudar a se livrar de seus problemas. Elas agem como um poderoso remédio natural para evitar a perda de cabelo e fortalecer o couro cabeludo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!