Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido

Por Redação Doutíssima 12/12/2014

Apesar de ocorrer com mais frequência e intensidade entre bebês, a dor de ouvido pode acometer pessoas de todas as idades, a qualquer momento, pelas mais diversas razões. Isso porque o aparelho auditivo é um dos sistemas mais frágeis do corpo humano, e muito suscetível a inflamações e ao ataque de fungos e bactérias.

dor-de-ouvido

Soluções caseiras e naturais aliviam a dor aguda no ouvido. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a dor de ouvido

 

Aguda, a dor de ouvido é considerada uma das piores, comparável somente às mais intensas dores de dente e encefalites. Quando ataca, tira a paz e a concentração de qualquer um, tornando a pessoa irritadiça e incapaz de suportar estímulos auditivos, principalmente volume alto.

 

Uma crise pode ser disparada por fatores indiretos como inflamação nas amígdalas e disfunções na mandíbula. Seja como for, é uma enfermidade geralmente resolvida com fórmulas caseiras, como as que apresentamos a seguir.

 

Remédios caseiros para dor de ouvido

 

Álcool

 

Embeba um pedaço de algodão em álcool e coloque-o dentro do ouvido, sem esquecer de espremer antes, para escoar o excesso. A substância pode ser ainda misturada com uma colher de chá de vinagre de maçã. Em ambos os casos, acontecerá uma drenagem natural em aproximadamente 15 minutos.

 

Arruda

 

Extraia o caldo de algumas folhas da planta, considerada calmante e analgésica, e pingue três gotas no ouvido lesionado. É possível também misturá-la com leite materno ou azeite de oliva.

 

Compressa quente

 

Encha uma bolsa ou sacola com água quente e deite-se de modo a ficar com a cabeça e o pescoço retos. Posicione, então, o invólucro com a água sobre o lado onde ocorre a dor de ouvido e deixe até baixar a temperatura. Outra opção consiste em aquecer uma toalha ou pano de prato no calor do fogo e utilizar como compressa. Mantenha distância de vento, aragem e frio, principalmente noturno.

 

Copo-de-leite

Frite o miolo de uma flor copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) em óleo de cozinha. Despeje o conteúdo em um algodão e aplique-o dentro do ouvido enfermo.

 

Fubá

 

 

Cozinhe um mingau com fubá (farinha de milho), mas deixe-o bem “durinho”. Com ele ainda quente, deposite seu conteúdo dentro de um pedaço de pano. Aplique como compressa, mas antes verifique a temperatura, para não queimar as orelhas.

 

Gema de ovo

 

Aqueça uma gema na panela, em fogo brando, para que não queime. Extraia o líquido que será liberado e umedeça com ele um algodão, pingando no ouvido logo a seguir.

 

Glicerina

 

Umedeça um pedaço de algodão com glicerina e insira-o no oríficio auditivo, trocando três vezes por dia. Repita o procedimento até eliminar a dor.

 

Imunização

 

Fortalecer o sistema imunológico é fundamental para o combate a qualquer doença, sobretudo aquelas que geram inflamação, como a dor de ouvido. Auxilie seu organismo adotando uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas A e C (anti-inflamatória), cálcio e zinco. Algumas fontes indicadas são kiwi, laranja, couve verde, brócolis, banana e cereais.

 

Leite materno

 

Apesar da controvérsia entre os médicos, a sabedoria popular indica que gotas de leite materno contribuem para aliviar a dor de ouvido, principalmente em bebês. Crendice ou não, não custa tentar, pois mal não faz.

 

Mel

 

Considerado antibacteriano e antifúngico, o mel de abelha proporciona uma ótima assepsia no local. Indica-se apenas uma gota por vez, em duas ou três ocasiões ao longo do dia.

 

Óleo de oliva

 

Milagroso não apenas na alimentação, o óleo de oliva também é um “santo remédio” para inúmeros males. Junte uma gota dele e uma gota de bálsamo da vida e pingue no ouvido dolorido, preferencialmente à noite. Depois, massageie a região.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!