Medicina Alternativa

Retenção de líquidos: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/01/2015

Sabe aquele inchaço repentino em algumas partes do corpo, sem motivo aparente? Ele pode ter origem no acúmulo de um líquido pobre em proteínas, que sai do sangue, no tecido subcutâneo. Essa retenção de líquidos acontece, geralmente, devido a problemas renais, hepáticos ou cardíacos; doenças da tireoide; reações alérgicas e inflamatórias; e o uso e alguns remédios anti-hipertensivos. Aprenda a fazer remédios caseiros para se livrar desse problema.

 

retencao de liquidos

Remédios caseiros ajudam a eliminar os líquidos em excesso. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros contra retenção de líquidos

 

1. Erva-doce

As substâncias presentes no chá de erva-doce acabam com o inchaço causado pela retenção de líquidos, eliminando o seu excesso nas células por meio da urina. Separe uma colher (sopa) de erva-doce e uma xícara de água. Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver por cinco minutos.

Feito isso, coe e deixe esfriar. Tome o chá três vezes ao dia antes das principais refeições. Adoce com mel a gosto. Diminuir a ingestão de sal durante as refeições é outra boa dica.

2. Maçã

Rica em água e fibras, a maçã ajuda a desintoxicar o organismo e eliminar os líquidos em excesso. Prepare um chá com a casca de uma maçã e 250 ml de água. Ferva tudo e depois deixe descansando durante 10 minutos. Tome o chá ainda morno três vezes ao dia. Essa receita caseira de maçã também combate a prisão de ventre e ajuda a emagrecer.

3. Cenoura

A cenoura combate a retenção de líquidos graças aos seus minerais, que estimulam um melhor funcionamento do fígado e digestão de alimentos, favorecendo a eliminação dos excessos de líquidos. Bata no liquidificador duas cenouras descascadas picadas em rodelas, meia beterraba sem casca cortada em cubos, o suco de um limão, meia xícara de folhas de hortelã e meia xícara de água. Beba esse suco duas vezes ao dia. Para complementar o tratamento, acrescente a cenoura na sua alimentação diária.

4. Java

Também conhecido como bariflora, a planta medicinal java possui ação diurética, que ajuda a eliminar o líquido e as toxinas acumulados no organismo. Separe uma colher (sopa) de java para cada meio litro de água. Coloque no fogo até atingir a fervura. Depois, desligue e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Consuma três xícaras desse chá três vezes por dia – antes do café da manhã, almoço e jantar.

5. Sopa

Uma sopa feita com alimentos diuréticos combate o inchaço causado pela retenção de líquidos, além de ajudar o organismo a se livrar desse excesso. Para fazer essa sopa, você precisará de uma cebola grande, um alho frânces, quatro tomates, uma abóbora, um talo de aipo com folhas, uma colher (sopa) de azeite e cebolinha.

Corte todos os legumes em cubos e leve ao fogo em uma panela com água, tampando-os. Deixe ferver até que os legumes estejam macios. Em outra panela, esquente a cebolinha no azeite e adicione na sopa.

6. Água

Beber muita água é essencial para acabar com a retenção de líquidos, pois ela é responsável por manter o sangue fino, facilitando a circulação e o funcionamento do organismo. Tome mais de dois litros de água por dia. Já a prática regular de exercícios físicos ajuda o corpo a suar, eliminando os líquidos em excesso.