Gestante

Aplicativo para gravidez: confira apps que ajudam na gestação

Por Redação Doutíssima 08/11/2015

A gravidez é uma fase incrível, mas um tanto complicada para muitas mulheres. A boa notícia é que há uma vasta gama de ferramentas digitais para ajudá-las a chegar lá. Um aplicativo para gravidez pode alertar sobre fertilidade se você está tentando engravidar, sugerir novos nomes para o bebê, apoiar sua aptidão pré-natal e, claro, ajudar a controlar cada momento de sua gestação.

 

Tecnologia em prol da gravidez

A ByteMobile, empresa de pesquisa de estatísticas de tráfego de dados das redes 3G e 4G, monitora a atividade do uso real dos usuários de celular em todo o mundo. Ela lançou seu primeiro relatório em 2013, que mostra que em média 47% do total de assinantes de telefonia móvel que usa um ou mais app de saúde, estava usando um tipo de aplicativo para gravidez. 

aplicativo-para-gravidez-doutissima-istock-getty-images

Aplicativos ajudam a monitorar dados sobre fertilidade e o desenvolvimento do bebê. Foto: iStock, Getty Images

Essa pode ser uma ótima opção para aquelas mulheres que estão tentando engravidar pela primeira vez ou estão passando pela primeira gestação. Acontece que aquelas que já passaram por isso também podem se beneficiar. Os aplicativos são capazes de monitorar dados sobre fertilidade, desenvolvimento do bebê, além de ajudar a mãe a ter hábitos saudáveis.

 

Quando os médicos não têm tempo para aconselhar pacientes sobre o ganho de peso durante a gravidez, websites e aplicativos com informações e ferramentas são uma boa opção, novos estudos sugerem. Um deles foi publicado no Journal of Medical Internet Research e indica que 88% das mulheres receberam informações de um site durante a gravidez. Entre as ferramentas interativas, o rastreador de ganho de peso foi a característica mais comumente usada.

 

Melhores tipos de aplicativo para gravidez

Se você quer conhecer novas ferramentas para monitorar a gravidez, os seguintes aplicativos para smartphones podem ser ótimas opções:

 

Menstruation and ovulation calendar

 

O objetivo desse aplicativo é fazer anotações precisas para monitorar seus momentos mais férteis do mês. Se você está querendo engravidar, vale a pena apostar nessa ferramenta gratuita disponível para Iphone e Ipad.

 

Gestação semana a semana

 

Um dos primeiros aplicativos que você deve ter em seu celular. Ele é uma ótima ferramenta para acompanhar o desenvolvimento do bebê e também as mudanças corporais que ocorrem com a gestante. Ele é gratuito e está disponível para Iphone e Ipad.

 

Calculadora da gravidez

 

Outro app que pode ajudar as futuras mamães é uma calculadora que capaz de definir o tempo de gestação. Basta colocar a data da concepção e a ferramenta pode indicar quantos dias, horas, minutos e segundos faltam para o parto. A calculadora da gravidez é gratuita e disponível para Android.

 

Mommacise

 

É um aplicativo de fitness que ajuda a ficar em forma durante a gravidez e emagrecer depois que o bebê chega. Esse aplicativo tem mais de 60 exercícios diferentes, cada um com instruções detalhadas e ilustrações. O aplicativo é pago e apenas disponível para Iphone e Ipad.

 

Pregnancy sprout

 

Mulheres grávidas e pais que usam dispositivos iOS podem ter a versão grátis do aplicativo para gravidez Sprout. Com ele é possível rastrear o progresso da gravidez e aprender o que está acontecendo com seu corpo e o desenvolvimento do bebê.

 

Ele também é extremamente útil para se manter organizado. Você pode acompanhar as visitas ao médico, elaborar listas de compras para recém-nascidos e aprender a fazer a mala para o hospital. A revista Time listou o Sprout entre os 50 melhores aplicativos para IOS em 2012.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!