Saúde

Artroscopia: um “remédio” para a dor de cabeça

Por Redação Doutíssima 30/12/2014

Grande parte da população sofre com dores de cabeça mas o que a maioria das pessoas não imagina é que elas podem estar ligadas aos problemas de ATM, sigla para Articulação Têmporo-Mandibular. Na verdade, a ATM é formada por duas articulações que ligam a mandíbula à base do crânio. Cerca de 90% da população mundial já teve ou tem disfunção articular (DTM), que podem ser causadas por diversos fatores: estresse, problemas oclusais (engrenamento entre os dentes), hábitos como mascar chicletes, rigidez na articulação e até mesmo pequenos acidentes na infância que refletem na fase adulta.

 

dor de cabeça

Especialistas afirmam que existem cerca de 200 tipos diferentes de dor de cabeça

 

Segundo estudos recentes, a incidência mundial de DTM é de 3% da população ao ano. Apesar de ser uma incidência baixa, a duração da doença é longa, fazendo com que haja um grande número de pacientes.Como consequência, nos casos mais típicos, ela pode provocar fortes dores de cabeça, estalos ao abrir e fechar a boca, zumbido no ouvido, dores na face e travamento da abertura da boca.

 

Artroscopia

 

Mas esse desconforto pode ser tratado com um procedimento cirúrgico pouco invasivo chamado artroscopia. Até alguns anos atrás o termo artroscopia só era conhecido no Brasil na área de ortopedia. Atualmente a artroscopia vem sendo utilizada com mais frequência para tratamento de problemas das articulações temporomandibulares. Essa técnica utiliza um aparelho chamado artroscópio, muito delicado e muito menor que os conhecidos artroscópios utilizados para grandes articulações, como o joelho, por exemplo. Esse aparelho tem uma câmera em sua extremidade e quando introduzido na articulação temporomandibular, que é muito pequena, é capaz de mostrar com detalhes toda parte interna com possíveis áreas “doentes”, que podem ser tratadas com pontas e microtesouras introduzidas na articulação pelo aparelho.

 

 

artroscopia

A artroscopia pode ser feita nos joelhos, quadris, punhos e ombros

 

 

Utilizada desde os anos 1980, a artroscopia vem sendo utilizada também para tratar de outras articulações. Atualmente, a artroscopia é feita também nos quadris e tornozelos. Se for usada uma câmera menor, ainda é possível realizá-las nos cotovelos, punhos e dedos. A artroscopia permite ao médico olhar diretamente para as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos (tecido resistente que liga um osso ao outro), a cartilagem (tecido liso que cobre as extremidades dos ossos nas articulações) e outras estruturas. Este procedimento pode ser usado tanto para diagnosticar, quanto para tratar um problema articular.

 

Segundo o Dr. José Flávio Torezan, especialista em cirurgia Bucomaxilofacial, a artroscopia é um procedimento exploratório de diagnóstico de problemas internos da articulação. O médico explica que com o passar do tempo foram desenvolvidos microinstrumentos que permitem fazer pequenas cirurgias internas, minimamente invasivas. “Essa técnica pode resolver muitos problemas articulares que antes só podiam ser resolvidos através da cirurgia da articulação, feita por um corte a frente da orelha”, esclarece o Dr. Torezan. Além disso, outra boa notícia é que alguns bons planos de saúde médica cobrem o procedimento, que é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral.

 

artroscopia

A artroscopia é um procedimento simples e pouco invasivo

 

 Procedimento

 

De acordo com o Dr. José Flávio Torezan, é necessário apenas um dia de internação e o pós operatório é muito simples, se comparado à cirurgia tradicional. O médico explica que a cirurgia tradicional ou convencional (feita a frente da orelha) deverá ser indicada com menor frequência. “Muitos problemas articulares poderão ser solucionados com a artroscopia, que muito pouco invasiva e eficiente para muitos casos”, esclarece o Dr. Torezan. A recuperação da artroscopia é rápida e este tipo de procedimento tem uma maior vantagem em relação à cicatrização, pois por não haver cortes, as cicatrizes são minúsculas e o tempo de recuperação é reduzido.

 

A artroscopia é contraindicada nos seguintes casos:

 

A artroscopia não é recomendada caso haja infecção ou ferida na pele próxima da articulação a ser operada. Ela também é descartada em casos de distúrbios de sangramento grave. No entanto, em alguns casos, a artroscopia pode ser feita utilizando medicamentos coagulantes.

 

Fatores importantes

 

 Informe ao seu médico caso você tenha alergia a algum medicamento, incluindo anestésicos. É importante também alertar o especialista caso você tenha algum problema vascular como trombose ou hemorragias. A artroscopia também não é recomendada para gestantes ou pessoas que tenham infecção na articulação afetada. Segundo especialistas existem cerca de 200 tipos de dor de cabeça. Aprenda a identificar se o seu desconforto é causado por uma disfunção articular (DTM) verificando os seguintes sintomas:

 

– Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas)

 

– Dor de ouvido ou ao redor, dor e pressão atrás dos olhos

 

– Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca

 

– Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar

 

– Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar

 

– Cansaço nos músculos da mastigação

 

 – Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam

 

– Bruxismo (ranger dos dentes)

 

 – Alguns tipos de zumbido

 

Assista ao vídeo com o Dr. José Flávio Torezan e entenda mais sobre a Articulação Têmporo-Mandibular (ATM):

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!