Remédios Caseiros

Saúde em casa: confira 5 alimentos que ajudam na cicatrização da pele

Por Redação Doutíssima 05/08/2014

Muita gente não sabe, mas sem uma nutrição adequada, todo o processo de cicatrização de feridas pode ser afetado de forma negativa. Por isso, devemos consumir alimentos que ajudam na cicatrização da pele.

Nutrição adequada na cicatrização de feridas

As proteínas são os nutrientes mais importantes da sua dieta em um processo de cicatrização da pele quando você tem um machucado ou até mesmo depois de uma cirurgia.

alimentos-que-ajudam-na-cicatrização

Ricas em zinco, ostras são um dos alimentos que ajudam na cicatrização da pele. Foto: Shutterstock

A energia, ou seja, as calorias provenientes dos carboidratos e gorduras, os aminoácidos, os antioxidantes e os sais minerais são também importantes no processo de cicatrização. Por isso, devemos optar por alimentos que ajudam na cicatrização da pele e contenham estes nutrientes em sua composição.

Conheça 5 alimentos que ajudam na cicatrização

Uma dieta pobre em alguns nutrientes pode tornar um ferimento pequeno em algo que parece nunca melhorar. Se você quer saber quais os alimentos que ajudam na cicatrização da pele, selecionamos cinco deles para você incluir na sua dieta. Confira também quais são as quantidades necessárias de cada um para acelerar o processo de cura.

Carnes

As proteínas encontradas na carne ajudam a reparar os tecidos da pele. É preciso consumir mais proteína do que o habitual, para ajudar no processo de cicatrização. Isso significa que você terá que ingerir de 2 a 3 porções de carne por dia, ou pode substituir por uma xícara de feijão ou 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, por exemplo.

Leite e derivados

As gorduras de produtos lácteos são essenciais para a cicatrização de feridas. Estes alimentos atuam nas membranas celulares, que são criadas com ácidos graxos. Liberando uma dose extra de gorduras boas ao organismo, pode haver um processo de cura mais rápido.

Um copo de leite ou iogurte ou um pedaço de queijo são bons exemplos de quanto você deve incluir estes tipos de alimentos para a cicatrização da pele em sua dieta diária.

Laranja

Quem também se enquadra entre os alimentos que ajudam na cicatrização da pele é a laranja, bem como outras frutas cítricas e vegetais ricas em vitamina C.

A vitamina C é um antioxidante importante para a cicatrização de feridas. Ela aumenta a resistência da pele durante o processo de cura, e ajuda na produção de colágeno pela pele.

A vitamina C é também importante para a criação de novos vasos sanguíneos, e ajuda na absorção de ferro. Você deve ingerir até 200 mg de vitamina C por dia, que é bastante fácil com pelo menos duas porções de laranja por dia.

Ovos

Os ovos são alimentos que ajudam na cicatrização da pele por serem ricos em vitamina A. O corpo precisa de vitamina A adicional para ajudar a cicatrização da pele. Ao consumir ovos, pode ajudar a combater infecções e auxilia no controle da resposta inflamatória. Frutas e verduras, peixe e vegetais verdes escuros vermelhos também são boas fontes de vitamina A.

Ostras

As ostras são ricas em zinco, que ajuda o organismo a sintetizar proteínas e aumentar a produção de colágeno. Isso torna as ostras um dos tipos de alimentos que ajudam na cicatrização da pele. O nível de consumo recomendado é de 100gr de ostras diárias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!