Medicina Alternativa

Anginas: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

As anginas no peito são causadas principalmente pela má circulação de sangue, devido ao estreitamento das artérias que abastecem o coração. Essa condição provoca a isquemia, ou seja, a falta de oxigenação nos músculos do órgão, que tem como principal sintoma a dor no peito do paciente.

 

Saiba mais sobre as anginas

 

Geralmente essa doença cardíaca é tratada com medicamentos específicos, indicados por um médico cardiologista, e, em casos mais graves, é necessário o procedimento cirúrgico. Mas há também alguns remédios caseiros que podem servir de complemento ao tratamento médico.

 

anginas

Anginas podem ser tratadas com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Essas receitas caseiras são fáceis de fazer e consumir, e têm grande eficiência no combate rápido aos sintomas das anginas do peito. Confira quais são e como preparar alguns remédios caseiros.

 

Remédios caseiros para tratar anginas

 

Alface

Amasse 60 gramas de talos de alface e misture em um recipiente com água fervente. Deixe que a mistura descanse por cerca de cinco minutos e depois tome. O ideal é ingerir até quatro xícaras desse chá por dia.

Chá de alecrim

Ferva 20 gramas de alecrim em um litro de água e tome três xícaras do líquido diariamente.

Couve

Em uma panela amasse folhas de couve até que elas soltem um suco natural. Acrescente uma xícara de mel e, com um pouco de água, leve ao fogo e mexa até que a mistura tome a consistência de um xarope. Consuma uma colher de sopa por seis vezes todos os dias.

Erva-cidreira com folhas de laranjeiras

Faça um chá com 15 gramas de erva-cidreira, 15 gramas de folhas de laranjeira e um litro de água. Ferva tudo por no mínimo 10 minutos. Coe e espere amornar. Tome quatro xícaras do chá diariamente.

 

Outras dicas para aliviar as anginas

 

No tratamento para anginas, algumas plantas medicinais podem ajudar na diminuição do colesterol e impedir que as artérias do coração fiquem obstruídas. Entre as mais indicadas estão o gengibre, a cúrcuma, o mirtilo, o manjericão, a tília, o alcaçuz e o extrato das sementes de uva preta.

Para complementar o tratamento da doença, você poderá usar as receitas indicadas acima, bem como consumir os chás com as plantas medicinais mencionadas. Além disso, acrescentá-las como ingredientes em receitas culinárias é outra alternativa.

O chá de gengibre, por exemplo, é um excelente antioxidante e irá fortalecer os músculos de seu coração, protegendo os vasos sanguíneos e diminuindo as dores causadas pelas anginas do peito. Veja como prepará-lo:

Ingredientes:

– quatro rodelas de raiz de gengibre

– uma colher (chá) de mel e água

Modo de Preparo

Ferva água com as rodelas de gengibre por aproximadamente cinco minutos. Use o mel para adoçar o seu chá. Coe o líquido e deixe que ele esfrie. Consuma até duas xícaras do chá por dia.

Para garantir resultados mais rápidos e eficazes no combate às anginas, você também deverá tomar outros cuidados, como evitar comer alimentos fritos ou muito gordurosos, consumir doces e refrigerantes eventualmente e manter o hábito de comer frutas frescas como sobremesa.

Substitua os óleos de soja pelo azeite de oliva e de frutos secos e insira em seu cardápio alimentos ricos em fibras. Isso tudo também vai potencializar os benefícios dos remédios caseiros.