Clínica Geral

Desmaio pode indicar desgaste emocional ou doença cardíaca

Por Redação Doutíssima 26/06/2014

O desmaio nada mais é do que uma perda rápida e temporária da consciência causada pela redução do volume de sangue que é bombeado pelo coração até o cérebro. Normalmente, o desmaio dura menos de cinco minutos e a recuperação é rápida e completa, não deixando sequelas.

O que ocorre no desmaio

Durante o episódio de desmaio, a pessoa perde, não só a consciência, como também a possibilidade de se movimentar, além da coloração da face. Antes do desmaio, o indivíduo pode sentir tontura, náusea, suor frio, pulso fraco, além de uma sensação de ruídos ao fundo.

Ao deparar-se com vítima desmaiada, verifique se não há parada cardíaca. Foto: Shutterstock

Ao deparar-se com vítima desmaiada, verifique se não há parada cardíaca. Foto: Shutterstock

Possíveis causas do desmaio

Existem vários fatores que podem levar a um desmaio. Entre eles, estão a tosse intensa, a evacuação intestinal, ficar em pé durante muito tempo, levantar rapidamente, a queda de pressão arterial, o baixo nível de açúcar no sangue e a dor intensa.

Porém, o desmaio também pode estar relacionado a um desgaste emocional, medo ou mesmo uma doença cardíaca. As condições relacionadas ao coração são as causas menos comuns, porém as mais graves, como o ritmo cardíaco anormal ou o ataque cardíaco e o derrame.

Diagnóstico do desmaio

Para saber qual o motivo de um desmaio, é necessário buscar o diagnóstico de um profissional. O médico faz uma série de perguntas para saber se é um simples desmaio ou algo mais grave. O exame físico é feito de forma a testar o coração, os pulmões e os sistema nervoso, além de verificar a pressão arterial.

Para diagnosticar a causa de um desmaio, geralmente são solicitado pelo médico exames como hemograma completo, monitoramento do ritmo cardíaco, ecocardiograma, eletrocardiograma (ECG), eletroencefalograma (EEG), Monitor Holter e radiografia do tórax.

Mesmo que a situação não seja uma emergência, você deverá consultar um médico se nunca desmaiou antes, se desmaia com frequência ou se apresentar novos sintomas com desmaio.

Tratamento e cuidados com o desmaio

Caso o desmaio aconteça com frequência, vá ao médico e siga as orientações do especialista. Quando for diagnosticada a causa dos seus desmaios, tente evitar ao máximo estas situações. Caso os episódios sejam decorrentes de problemas emocionais, procure um psiquiatra e procure manter-se calmo e sereno.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados quando uma pessoa desmaie. Em caso de se deparar com vítima desmaiada, verifique a sua respiração e as vias aéreas. Pode ser necessário acionar o serviço de emergência e iniciar as técnicas de massagem cardíaca, ou ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Para o socorro à vítima de desmaio, solte as roupas apertadas ao redor do pescoço e eleve os pés da vítima acima do nível do coração (cerca de 30 cm). Se a pessoa vomitou, posicione-a de lado para evitar o sufocamento. Mantenha a pessoa deitada por pelo menos 10 a 15 minutos, de preferência em local frio e silencioso. Se isso não for possível, coloque a pessoa sentada, com a cabeça para frente entre os joelhos.

Quando o indivíduo recobrar a consciência, não permita que se levante sozinho. Após um desmaio, a única coisa que se pode fazer depois que a pessoa recuperar a consciência e se estiver bem, é dar-lhe água, suco, chá ou água com açúcar. Nunca deve ser oferecido qualquer tipo de bebida que contenha álcool ou algum medicamento que não tenha sido receitado pelo seu médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento