Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com andiroba

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

A andiroba é muito tradicional para os povos da Amazônia, que usam o seu óleo para tratar luxações musculares e como combustível em lamparinas para a iluminação. Mas as propriedades dessa planta vão muito além disso – são eficazes para tratar muitos problemas de saúde, tornando-a um ótimo remédio natural.

andiroba

Óleo de andiroba é eficaz no tratamento de várias condições de saúde. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a andiroba

 

Ela pode ser encontrada crescendo selvagem em toda a Amazônia, geralmente em solos ricos, em pântanos e planaltos da Bacia Amazônica. É uma das grandes árvores de folhas da floresta, identificada por suas folhas grandes e distintamente texturizadas.

 

A andiroba produzida pela árvore é parecida com uma castanha. A partir dela, é possível obter um óleo, rica fonte de ácidos graxos insaturados essenciais (65% de sua composição) e ácido linoleico (até 9% de sua composição), usados em vários remédios caseiros.

 

Essas substâncias ajudam a reduzir os níveis de colesterol e a pressão sanguínea, e proporcionam benefícios anticancerígenos. Para uso cosmético, este óleo fortalece o cabelo e também é um remédio mágico para a acne. Na andiroba também foram encontradas propriedades antienvelhecimento, devido às suas propriedades que aumentam o colágeno na pele.

 

Remédios caseiros com andiroba

 

A propriedade anti-inflamatória do óleo de andiroba se dá devido aos compostos químicos que promovem ativamente a circulação do sangue e ajudam a trazer alívio para a dor e o inchaço durante uma lesão. O uso tradicional é fazer a infusão com a casca e folhas e beber regularmente.

 

Soluções tópicas também são preparadas a partir da casca do tronco e das folhas, para aplicação externa, usadas no tratamento de todos os tipos de problemas de pele, como úlceras, picadas de insetos, ou até como um repelente natural. Outro grande remédio caseiro feito a partir do óleo de andiroba é para o tratamento de artrite e reumatismo, e para isso, basta aplicar o óleo quente topicamente e massagear a área por alguns instantes.

 

Os remédios tópicos de óleo dessa planta também têm sido utilizados com sucesso no tratamento de fraturas, devido às altas quantidades de ômega-3, que é rapidamente absorvido e ajuda na eliminação de vários produtos químicos naturais, que causam inflamação e restringem a circulação normal na área.

 

O inchaço é lentamente reduzido pelo aumento da circulação de sangue promovida pela aplicação do óleo. Para infecções de ouvido, coloque duas gotas de óleo dentro das orelhas.

 

Já para uso interno, geralmente de 2 ml de andiroba em um pequeno copo de água morna são tomadas, duas ou três vezes ao dia, para tratar gripe, tosse e constipações e reduzir a febre associada, dores musculares e outras infecções internas e externas na origem. Também pode ser utilizado como um gargarejo para tratar gargantas inflamadas.

 

Para manter os cabelos lindos e saudáveis, você pode usar sem problemas o óleo quente. Os ácidos graxos essenciais conseguem promover o crescimento de cabelo saudável e natural.

 

Ele também trata os cabelos danificados e cacheados. Se aplicado quente, o óleo de andiroba nos cabelos crespos estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que resulta em crescimento saudável do cabelo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!