Medicina Alternativa

Tosse com catarro: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

tosse com catarro é um modo de o nosso organismo eliminar o excesso de muco nas vias respiratórias. Este excesso surge quando há um processo inflamatório das vias respiratórias, em fumantes ou em pessoas que respiram constantemente um ar poluído. Para auxiliar o sistema respiratório a eliminar esse muco, separamos algumas receitas de remédios caseiros com essa finalidade.

 

tosse com catarro

Receitas caseiras são ótimas para eliminar o excesso de muco. Foto: iStock, Getty Images

 

Remédios caseiros para a tosse com catarro

 

Suco de laranja e agrião

Com efeito expectorante, que fluidifica o catarro e facilita a secreção, o suco produzido a partir da laranja com o agrião é um excelente remédio natural para tosse com catarro, além de ser um alimento bastante saudável, rico em vitamina A, que regenera e protege a mucosa do sistema respiratório.

Use o suco de uma laranja, três ramas de agrião, uma cenoura e meio copo de água mineral. Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Beba duas vezes por dia, até diminuir o catarro.

Vitamina de graviola

A graviola possui propriedade expectorante e anti-inflamatória. É excelente para o combate à tosse e a eliminação do catarro. Pode ser feito batendo no liquidificador duas colheres de polpa de graviola em um copo de leite. Pode ser ingerido duas a três vezes por dia.

Hibisco

O hibisco tem várias propriedades curativas. Uma delas é como remédio caseiro para tosse com catarro. Prepare um chá com uma colher (sopa) cheia de hibisco em um litro de água. Ferva os ingredientes juntos por cinco minutos.

Espere amornar, caa e tome adoçado com mel. Outra alternativa é colocar um punhado de hibisco em um litro de água e deixar por 12 horas. Nesta receita ,não há necessidade de ferver – assim, as propriedades da planta são ainda mais conservadas.

Vassourinha-doce

Um excelente remédio natural para tosse com catarro é feito à base de vassourinha-doce. A planta é expectorante e ajuda a eliminar o catarro do peito. Misture 20 gramas de vassourinha-doce em um litro de água fervente, cubra e deixe descansar por cinco minutos.

Beba quatro a cinco xícaras por dia. Este preparado também é indicado para febre, dor de garganta e para regular a menstruação.

Guaco e limão

Este remédio caseiro vem das receitas dos antigos para aliviar a tosse com catarro. Coloque em uma panela quatro colheres de açúcar e deixe desmanchar. Junte um limão cortado em rodelas, cinco folhas grandes de guaco, um punhado de folhas de gervão, cravo-da-índia, gengibre e capim cidreira.

Deixe tudo ferver por alguns minutos. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e tome sempre à noite, antes de dormir. Esta receita vai aliviar os acessos noturnos de tosse e permitir melhores noites de sono.

Água

É importante lembrar que uma grande aliada no combate à tosse é a água. É aconselhável, nesses estados de tosse com catarro, o consumo de pelo menos um litro de água por dia. Além disso, se o catarro não diminuir em uma semana ou a tosse vir acompanhada de febre, um médico deve ser consultado para que se possa fazer uma investigação mais profunda acerca das causas desta tosse.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!