Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para problemas de fígado

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

Quem está sofrendo de um problema de fígado costuma perceber rapidamente que algo está errado. Isso porque o órgão tem funções muito importantes no nosso corpo e de seu perfeito funcionamento dependem muitas funções do organismo. Ele é responsável, principalmente, pode desintoxicar as impurezas, facilitando a absorção de gordura no intestino.

 

problemas-de-figado

Remédios caseiros ajudam a curar e prevenir problemas de fígado. Foto: iStock, Getty Images

Quando há uma crise decorrente de um problema de fígado, além de desconforto abdominal, o paciente sente outros sintomas, como dor, dificuldade de digestão dos alimentos, náuseas, vômitos, diarreia e muito cansaço. É essencial que, antes de pôr em prática qualquer remédio natural, se tenha em mente que para tratar problemas constantes de fígado, é necessário modificar a alimentação e hábitos, reduzindo a ingestão de gordura.

 

Chás ajudam a curar problemas de fígado

 

Um poderoso aliado para reduzir a inflamação do fígado é o chá verde. Ele age como antioxidante, que combate os radicais livres. Um estudo do Centro Médico da Universidade de Maryland indica os polifenóis presentes nesta infusão, chamados catequinas, podem ajudar a tratar a hepatite viral e reduzir os danos causados pelo álcool neste órgão.

Outro chá fundamental é o dente-de-leão, que  fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater doenças virais, ajudando nas defesas do organismo. Outros chás indicados no caso de problemas de fígado são o chapéu-de-couro, alfazema, fel-da-Terra, boldo, carqueja e alcachofra.

 

Infusões recomendadas

 

Cebola

 

Cozinhe quatro cebolas em um litro de água e vá tomando pequenas doses ao longo do dia.

Vagens de pau-ferro

 

Amasse três vagens e deixe de molho em um litro de água em um pote fechado por um dia inteiro. Beba três vezes ao dia.

 

Sucos desintoxicantes

 

Suco de tomate

 

Bata no liquidificador um tomate em 250 ml de água e beba em jejum.

Alface

 

Bata três folhas grandes no liquidificador com meio copo de água fresca e beba três vezes ao dia.

Fruta e legumes

Maçã

 

A maçã é desintoxicante e estimula a purificação do fígado. A fruta tem uma ação adstringente, restabelecendo as funções do órgão.

Abacate

 

É rico em nutrientes e auxilia o corpo na produção de glutationa, substância essencial para o fígado eliminar suas impurezas.

Berinjela

 

Ajuda a reduzir o colesterol e deve ser consumida constantemente para evitar problemas de fígado.

Lima e limão

 

Estimulam o fígado, fazendo os materiais tóxicos serem absorvidos pela água e eliminados pela urina.

Rabanete e beterraba

 

Podem ser consumidos crus em saladas. A beterraba apenas requer uma breve cozedura em água a ferver, para que fique mais macia. Ambos têm poucas calorias, são bastante nutritivos e ajudam a desinflamar e acabar com os problemas de fígado.

Nêspera

 

A fruta é um conhecido remédio natural para curar a os problemas de fígado, uma vez que melhora as funções hepáticas graças ao seu efeito depurador sobre o corpo.

Alcachofra

 

Este alimento  é um excelente diurético, e, além disso, ajuda a regular o colesterol e o açúcar no sangue, beneficiando de forma importante a sua saúde e diminuindo a absorção de gordura pelo fígado, o que causa a famosa síndrome do fígado gordo.

Recomenda-se comê-la pelo menos duas vezes por semana, sempre natural e em preparações leves como ao forno ou cozida – sem queijo, temperos, molhos ou cremes. Nas lojas de produtos naturais, é possível encontrar as suas folhas para realizar infusões ou cápsulas para ingerir diariamente, auxiliando, inclusive no processo de emagrecimento e queima de gordura corporal..

Como prevenir problemas de fígado

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas, carnes vermelhas, sal, açúcar, farinha branca, doces e frituras

– Invista em uma alimentação leve, à base de frutas com casca, legumes e verduras

– Beba bastante água e os chás recomendados, sem açúcar

Descanse de forma adequada

– Dê preferência ao consumo de frutas, legumes, verduras e alimentos amargos, como os de folhas verde escuro

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!