Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do melão de São Caetano

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

Você já ouviu falar de Momordica charantia? Ou goya? Se a resposta é não, talvez você conheça por outro nome. Trata-se do melão de São Caetano, uma planta muito comum no país, que é cheia de benefícios para a saúde.

melao-de-sao-caetano

O melão de São Caetano ajuda a combater diabetes e outras doenças. Foto: iStock, Getty Images

Apesar do gosto muito amargo, esse fruto está cheio de antioxidantes e vitaminas essenciais. É um alimento muito comum em países tropicais, mas também bastante consumido em países asiáticos, em razão de suas propriedades.

 

Saiba mais sobre o melão de São Caetano

 

O melão de São Caetano é um alimento rico em nutrientes, e que contém ácido fólico, vitamina C e vitamina B. A planta também tem uma quantidade impressionante de flavonoides, uma classe de moléculas que possuem propriedades antioxidantes. Além disso, é baixo em calorias e cheio de minerais como o magnésio, zinco, fósforo e manganês, tendo ainda elevado teor de fibra dietética.

É rico em ferro, contém duas vezes mais betacaroteno que o brócolis, duas vezes mais cálcio que o espinafre e duas vezes mais potássio do que uma banana. O melão ainda tem efeito hipoglicemiante, que pode agir como um substituto da insulina em alguns pacientes diabéticos. Veja, abaixo, quais são os principais benefícios medicinais dessa planta para a nossa saúde.

Benefícios do melão de São Caetano

 

Diabetes

O melão de São Caetano reduz o açúcar no sangue através do aumento do metabolismo da glicose. Beber um copo de seu suco diariamente é a receita para receber o benefício integral da fruta. Tal como acontece antes de quaisquer alterações que você pretende fazer na sua dieta, certifique-se de consultar o seu médico.

Pare de usar se você está experimentando dor abdominal, diarreia ou febre. Monitore o açúcar no sangue regularmente e ajuste a medicação, se necessário, com a ajuda de seu médico.

Pedra nos rins

A pedra nos rins é uma condição médica extremamente dolorosa. E o melão de São Caetano é útil para estimular a sua eliminação natural. O melão amargo produz um ácido forte, que acaba com o problema. Para isso, basta usar o pó do melão com água, para criar um chá saudável. Este chá tem um sabor de noz e não necessita de adoçante.

Câncer no pâncreas

Um dos benefícios mais surpreendentes para a saúde que essa fruta traz são suas propriedades anticancerígenas. Acredita-se que elas interrompem a produção de glicose e potencialmente inibem o crescimento das células do câncer no pâncreas. Experimente o suco desse melão para obter os benefícios para a saúde. Ele atua também nas células cancerígenas no fígado, cólon, mama ou de próstata.

Perder peso

Como é comum na maioria das plantas, o melão de São Caetano é extremamente pobre em calorias. Por isso, se você quer perder ou manter um peso saudável, basta acrescentá-lo à sua dieta.

Fonte de vitamina K

A vitamina K contribui para a saúde dos ossos e para a coagulação do sangue, sendo um agente anti-inflamatório. Pessoas que sofrem de artrite podem, portanto, sentir menos dor e inflamação nas articulações, através do aumento dessa vitamina no organismo. Além disso, essa fruta é uma grande fonte de fibra dietética.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!