Especialidades

Problemas intestinais afetam 20% da população mundial! Reconheça os sintomas que podem te levar a descobrir se você também é um deles

Por Redação Doutíssima 08/05/2014

Cerca de 20% da população mundial sofre com os problemas intestinais. Entre os distúrbios mais comuns, podem ser citados o intestino preguiçoso, a retocolite ulcerativa, a doença de Crohn, pólipo e câncer.

O intestino preguiçoso é um dos problemas intestinais mais comuns a atingir grande número de pessoas, principalmente as mulheres. Alguns sinais de que o intestino não está bem podem indicar algo mais sério do que uma simples prisão de ventre. Por isso, fique atento ao aparecimento de qual quer sinal indicativo de doença.

Sensação de evacuação incompleta é um sinal que indica problemas intestinais. Foto: Shutterstock

Sensação de evacuação incompleta é um sinal que indica problemas intestinais. Foto: Shutterstock

Sintomas de problemas intestinais

Os sintomas tendem a variar conforme o tipo de problema intestinal que acomete o indivíduo. Entre os sintomas da retocolite e do Crohn, por exemplo, estão a diarreia com mais de um mês de duração, o emagrecimento, o muco ou sangue nas fezes, a febre e a perda de peso.

No caso das crianças, ainda pode haver uma dificuldade no desenvolvimento. O controle é feito com remédios que buscam conter a inflamação, como anti-inflamatórios específicos e corticoides.

Problemas intestinais, como o pólipo e o câncer, entre outros, podem apresentar sintomas como vontade de ir ao banheiro (mas quando chega, não consegue evacuar ou tem sensação de evacuação incompleta), sangue nas fezes, dor no reto, alternância entre diarreia e prisão de ventre, alteração do hábito intestinal, cólica, muco, perda de peso sem causa aparente, cansaço, anemia e barulho na barriga.

Para diagnosticar problemas intestinais, o indivíduo deve procurar o médico e fazer exames regularmente após os 50 anos de idade. Havendo casos de histórico familiar de alguma destas doenças, os testes devem ser realizados já aos 40 anos.

Os exames recomendados buscam a presença de sangue oculto nas fezes. Também pode ser solicitada pelo médico uma colonoscopia. Ao sinal de qualquer um desses problemas, procure um especialista.

Alguns problemas intestinais

A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn são problemas intestinais bastante parecidos, caracterizados por uma inflamação crônica no intestino, incurável e de causa desconhecida. A retocolite ulcerativa compromete o intestino grosso e tem lesões mais superficiais, atingindo apenas a camada mais interna do órgão.

Já a doença de Crohn pode acometer desde a cavidade bucal, passando pelo esôfago e estômago, até o ânus, mas tem predileção pela região conhecida como íleo, que é a parte final do intestino delgado e o começo do intestino grosso.

Diferente da retocolite, a doença de Crohn atinge as quatro camadas internas e externas do intestino, podendo causar o acúmulo de pus, fístulas e infecções de outros órgãos. É importante destacar que a retocolite ulcerativa é um fator que predispõe câncer de intestino, principalmente em pacientes com mais de sete anos com a doença.

Outras doenças que fazem parte dos problemas intestinais presentes nos seres humanos são o pólipo e câncer de reto. O câncer de reto pode ser evitado quando o rastreamento é feito com antecedência.

Antes da doença, normalmente, aparecem os pólipos intestinais, que são lesões pré-cancerígenas e que podem ser retiradas durante o exame de colonoscopia. Os pólipos podem ser hiperplásicos (que não significam nada nem viram câncer) ou adenomatosos (que têm grandes chances de se transformarem em um câncer no futuro).

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Chega de sofrer! Conheça os melhores tratamentos para combater a azia e livre-se desse problema agora mesmo

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia

5 Remédios para azia que realmente funcionam

Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas

Dez alimentos que ajudam na digestão

6 Verdades e mentiras sobre o leite

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Gastroenterite: aprenda 7 dicas para evitar a gastroenterite e parar de sofrer

Aprenda a identificar os sintomas da apendicite e evite que o problema se agrave ainda mais

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

7 Dicas para consumir mais fibras

Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar

Apendicite! Todos podemos ter?