Medicina Alternativa

Gases intestinais: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

Os gases intestinais são produzidos por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Já que o intestino não vai digeri-los, as bactérias que ali residem é que vão fermentá-los. Eles causam um aumento no volume do abdômen, aquele conhecido desconforto, e ainda podem gerar constrangimentos.

gases intestinais

Chás e sucos ajudam a diminuir os gases intestinais. Foto: iStock, Getty Images

Origem dos gases intestinais

 

Os hábitos alimentares costumam ser os responsáveis pela produção de gases. Em geral, a adoção de uma dieta rica em fibras e carboidratos aumenta a sua ocorrência. Se esse incômodo está atrapalhando demais você, que fica o dia todo com esse desconforto, uma boa saída podem ser algumas receitas caseiras, que reduzem a frequência de gases intestinais. É bom saber que eles são normais, portanto, você nunca conseguirá eliminá-los completamente.

 

Remédios caseiros contra gases intestinais

 

Uma ótima opção é o consumo, três vezes por dia, de chá de camomila, lúpulo e funcho. Estas plantas são antiespasmódicas e calmantes, e acabam diminuindo a irritação dos intestinos e seus movimentos involuntários, reduzindo os gases. Coloque duas colheres (de chá) de flores secas de camomila, uma colher (de chá) de lúpulo, uma colher (de sopa) de sementes de funcho em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão até amornar e depois beba.

O chá só de erva-doce também tem um bom resultado contra gases intestinais. A planta, antiespasmódica, é usada principalmente em chás para crianças pequenas. Ela alivia as cólicas provocadas por pequenos espasmos gastrointestinais.

Pode ser feito com uma colher (de chá) de erva-doce em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos. Beba várias vezes ao dia, sem açúcar, para que tenha um efeito mais eficiente.

O chapéu-de-couro é outra boa pedida. Faça com um litro de água e uma colher de sopa de folhas de chapéu-de-couro. Beba três xícaras durante o dia, morno.

Além desses, pode fazer também o chá de manjericão. Coloque três folhas frescas de manjericão em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por alguns minutos. Beba três xícaras ao dia.

Dois sucos também podem ajudá-lo. Tome 250 ml de suco de cenoura antes das refeições e coma uma pequena quantidade de cenoura no almoço. Faça isso por sete dias e verá os resultados.

Outro suco que dá bom resultado é o de agrião. Beba três copos por dia por três dias.

 

Uma outra boa ideia é a compressa quente, feita com vinagre de maçã e água quente, colocada no abdômen até que esfrie. Umas três a quatro vezes por dia deve ser suficiente para reduzir os gases.

Mas se você quer evitar os gases intestinais, tente mastigar os alimentos devagar, para triturá-los bem antes de engolir. Também é importante a realização de exercícios físicos. Além disso, é claro, você pode evitar os alimentos que causam os gases, como o repolho, grão de bico, feijão, lentilha ou brócolis, assim como de refrigerantes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!