Cirurgia Plástica

Mamoplastia periareolar: Veja quando recorrer a essa cirurgia plástica

Por Redação Doutíssima 28/01/2015

A mamoplastia periareolar é um procedimento cirúrgico realizado em mulheres na região dos seios. Ela consiste, basicamente, na retirada do excesso de pele da região, e no reposicionamento dos mamilos e aréolas na parte mais superior dos peitos.

mamoplastia periareolar

A mamoplastia periareolar, é um procedimento de rápida recuperação. Foto: iStock, Getty Images

Também conhecida pelos nomes “levantadinha” ou “sutiã interno”, a cirurgia é indicada para mulheres que tenham os seios pequenos ou caídos, e,  também, em outros casos muito específico. O resultado da operação são seios mais empinados e com aspecto mais jovem.

Para mulheres descontentes com os seus seios, a mamoplastia periareolar é uma ótima opção. Ela proporciona resultados esteticamente bons, rápidos e duradouros. As cicatrizes desse procedimento são quase invisíveis e se limitam ao contorno das aréolas.

O tempo de duração da cirurgia também é curto, entre uma e quatro horas. Além disso, não há a necessidade de internação hospitalar prolongada.  A paciente recebe alta no mesmo dia.

A recuperação também é rápida. Dependendo da mulher, em menos de duas semanas ela já poderá a voltar a realizar atividades rotineiras, como estudar e trabalhar. As atividades físicas devem ficar suspensas por pelo menos dois meses, para garantir a cicatrização correta da pele.

Durante a realização da mamoplastia periareolar a paciente, junto com o seu médico, poderá escolher pelo tipo de sedação mais adequada. É possível utilizar a anestesia local, geral ou peridural.

Efeitos colaterais da mamoplastia periareolar

 

Embora seja um procedimento mais simples e rápido, a mamoplastia periareolar ainda é uma cirurgia e, portanto, pode oferecer alguns riscos e efeitos colaterais. Mas calma, não é nada extremamente preocupante.

Geralmente os efeitos colaterais da operação são temporários e provenientes dos anestésicos. Entre os sintomas mais comuns no pós-operatório estão a perda da sensibilidade dos mamilos, inchaço na região, dores, desconfortos e dormência.

Outra desvantagem, ou não, dependendo do objetivo da mulher é a perda de um pouco do tecido (pele) da região dos mamilos. A cicatrização total também é um pouco mais demorada, e pode levar até um ano.

A cirurgia não é indicada para pessoas obesas, fumantes,  gestantes,  mulheres em período de amamentação,  portadores de infecções em qualquer parte do corpo,  pacientes com doenças de mama (seja maligna ou benigna), pessoas com problemas de cicatrização ou que já tenham apresentado complicações em outros procedimentos cirúrgicos.

Os cuidados na mamoplastia periareolarno

 

Antes de realizar a mamoplastia periareolar a pacientes precisará passar por uma bateria de exames clínicos e radiológicos. Se a mulher for fumante, ela deverá ficar por pelo menos 30 dias antes da operação sem fumar, assim como todas deverão ficar em jejum por oito horas antecedentes a cirurgia.

O pós-operatório também exigirá cuidados. A paciente precisará usar um sutiã cirúrgico por cerca de dois meses após o procedimento, retirando-o apenas para tomar banho. Os curativos deverão ser trocados diariamente, sempre seguindo a orientação do seu médico.

Na primeira semana pós-operatória seu estômago provavelmente ficará mais sensível, por conta dos analgésicos e antibióticos, por isso, evite comer alimentos pesados e com temperos fortes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!