Planos de Saúde

O que determina o preço de plano de saúde

Por Redação Doutíssima 02/02/2015

Quando você contrata um convênio médico, sabe que isso pode pesar em seu orçamento. Dependendo do tipo de plano e da operadora, este serviço pode ser um pouco caro, mas é claro que para algumas pessoas isso compensa, e muito. Por isso, é importante que você entenda o que determina o preço de plano de saúde.

preco de plano de saude

Vários aspectos definem os valores que você vai pagar pelo convênio. Foto: iStock, Getty Images

Se você não usa a rede pública de saúde e sempre paga consultas, exames e internações na modalidade particular, o plano de saúde pode valer, sim, muito a pena.

 

No entanto, se você não costuma usar muitos serviços médicos e acha que não precisa de um, isso porque o preço de plano de saúde é muito elevado para as suas necessidades, saiba que este tipo de serviço é uma forma de tranquilidade e que garante o pleno atendimento quando você tiver qualquer tipo de emergência.

Como é definido o preço de plano de saúde

 

Cada operadora pode ter o seu preço de plano de saúde, e isso varia em razão de diversos fatores, tais como a qualidade da rede credenciada. Entretanto, a regra para todas elas é uma só: o preço de plano de saúde é definido pela faixa etária de uma pessoa, no caso dos planos contratados nas modalidades individual ou familiar.

A partir daí, o seu plano só pode aumentar de preço em caso de mudança de faixa etária e anualmente, na data de aniversário do contrato. Você não estará sujeito a qualquer outro tipo de reajuste que não sejam estes, de acordo com a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que fiscaliza e regulamenta o setor.

Por outro lado, se seu plano de saúde for na modalidade coletiva ou empresarial, o valor é definido conforme a proposta feita para a empresa em que você trabalha e os reajustes serão aplicados conforme as normais contratuais, que deverão ser comunicadas a ANS em até 30 dias após o aumento de preço.

Se o seu plano de saúde é anterior a janeiro de 1999, mesmo sendo individual ou familiar, deve estabelecer as previsões descritas no contrato.

Como encontrar o melhor preço de plano de saúde

 

Se você quer um plano de saúde que entre em seu orçamento, saiba que é necessário negociar. O preço de plano de saúde varia conforme a cobertura do mesmo, por isso, conhecer quais são as suas necessidades é primordial para começar a procurar este tipo de serviço.

Analise, por exemplo, se você precisa de uma cobertura de serviços grande e completa por parte do plano, ou se a sua necessidade consiste em atendimentos de urgência e emergência, e consultas esporádicas. O preço de plano de saúde pode ser consideravelmente menor se o consumidor arcar com uma co-participação em todos os serviços utilizados.

Para encontrar o melhor preço de plano de saúde é necessário pesquisar várias propostas e verificar o que é possível negociar e encontrar o melhor custo-benefício.

Não há dúvidas que ter um plano de saúde pode ajudar a manter a sua saúde em dia e lhe proporcionar um maior bem-estar para você e sua família, mas para isso é preciso encontrar um plano que caiba no seu bolso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!