Planos de Saúde

Saiba pesquisar valores de plano de saúde

Por Redação Doutíssima 03/02/2015

Não é todo dia que você encontra operadoras que abrem seus orçamentos na Internet e divulgam os valores de plano de saúde. Na grande maioria das vezes, o interessado precisar fazer uma ligação para as administradoras de benefícios, corretoras, ou mesmo para as operadoras, para negociar os valores dos convênios.

 

valores de plano de saude

Procurar entender todas as propostas é a melhor saída para encontrar bons valores. Foto: iStock, Getty Images

 

Até por que são incontáveis as variáveis no momento de estabelecer o tipo de plano, cobertura, abrangência, carências e tudo mais. Além disso, é na hora conversa que os atendentes vão disponibilizar as “facilidades” específicas daquele plano que é oferecido, estratégias das empresas para alcançarem suas cotas de venda.

Valores de plano de saúde e armadilhas

 

Fique de olho, pois estas ofertas, que surgem com cara de bônus, podem ser, na verdade, armadilhas no momento do cálculo dos valores de plano de saúde. O detalhe mais delicado neste caso são as chamadas faixas de idade para o cálculo dos valores de plano de saúde.

Regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde a lei da adequação dos planos de saúde e depois, com a publicação do Estatuto do Idoso, foram estabelecidas dez faixas-etárias para reajuste de valores de plano de saúde.

Entretanto, algumas empresas se aproveitam de brechas na lei para manter os aumentos para clientes mais antigos com o argumento de que o Estatuto do Idoso não seria retroativo. Estas “estratégias” das operadoras geram um constrangimento entre os brasileiros que buscam um plano de saúde de qualidade, por um preço que não seja abusivo.

Existem muitas pessoas, atualmente, que escolhem o plano de saúde pelo seu valor, e mais baixo. Pesquisas indicam que um plano básico, com acomodação e enfermaria, pode custar uma média de R$ 700,00 para um cliente idoso. Mas nem sempre a opção pelo mais barato é a melhor. O preço muito baixo esconde armadilhas que podem pesar mais tarde.

Vamos considerar, entretanto que, quanto mais jovem, mais barato é o plano de saúde, especialmente quando o tipo de convênio é o familiar. Até os 40 anos, os valores dos planos ainda são atrativos. Depois é que começa o problema, especialmente para aquelas pessoas que consideram os valores de plano de saúde o principal obstáculo.

Em algumas operadoras, além da idade, varia também o valor do reajuste do plano conforme a quantidade de uso dele. Neste caso, prevenir as doenças, pode se tornar um bom remédio, para o bolso.

Valores de plano de saúde devem ser questionados

 

Mas para ter uma ideia de valores, é importante que você busque as operadoras, questione, monte um plano de acordo com sua necessidade, com o que vai precisar, e solicite um orçamento, seja das operadoras, seja dos corretores ou de administradoras de benefícios.

Muitos deles têm atendimento online, que lhe proporciona ainda mais comodidade para que possa escolher, comparar valores, carências, abrangências e tudo que pode estar pesando no preço final do produto que você está adquirindo.

E mais, tome cuidado com as promessas, os bônus. Avalie se tudo que você vai de fato pagar para ter, está especificado no contrato. Pelo menos isso, não vai lhe custar nada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!