Clínica Geral

Exame de check-up é essencial para todos

Por Redação Doutíssima 05/01/2015

O exame de check-up é feito através de vários procedimentos de análise que têm o objetivo de verificar o desenvolvimento do organismo, proporcionando um diagnóstico em detalhes acerca de como as funções do corpo estão e desenvolvendo.

São médicos especialistas que conferem a situação de cada paciente, utilizando equipamentos para teste ergométrico, raios-X e eletrocardiograma. Além disso, na bateria dos exames de rotina, são solicitados hemogramas, testes de glicemia, creatinina, colesterol, triglicérides, ácido úrico, urina e fezes.

check-up

Uma revisão de rotina pode livrar o paciente de muitas complicações. Foto: iStock. Getty Images

Check up: diagnóstico e tratamento

Com os resultados obtidos a partir dos exames de check-up, os médicos podem diagnosticar doenças que ainda não se manifestam, bem como encontrar tratamentos para elas. Os testes não são decisivos, pois visam apenas conferir o organismo de cada pessoa e se existe algo incomum.

Se algo for detectado, alguma anomalia, então o paciente é orientado e encaminhado para novos exames e cuidados específicos. Hábitos podem mudar a partir do check-up. Os profissionais solicitam sempre às pessoas, após os exames, que reduzam os maus hábitos que possam prejudicar a saúde.

Entre eles, pedem que controlem a má alimentação, os vícios no álcool e cigarro, o uso de medicamentos desnecessários, e sugerem novas práticas, como a incorporação de exercícios físicos e alimentos com nutrientes necessários para cada paciente.

Importância do check-up

O check-up é a melhor maneira de se manter em segurança no que diz respeito à saúde. Ele permite descobrir doenças com antecedência, o que é muito importante no processo de cura. Além disso, a prevenção é a melhor forma de evitar ser acometido por algum problema e se manter saudável.

Não há uma idade mínima para começar a fazer os exames. Médicos recomendam realizar os procedimentos a partir dos 35 anos, uma vez ao ano. Com isso, é possível conhecer particularidades do funcionamento do corpo e realizar terapias adequadas.

O diagnóstico precoce salva muitas vidas e evita a proliferação e disseminação de doenças. Casos de problemas cardíacos, doenças sexualmente transmissíveis e cânceres são bastante reduzidos quando tratados logo que descobertos.

Quais são os exames básicos?

Os principais exames para um check-up básico permitem um diagnóstico geral, que costuma ser suficiente para identificar alterações no corpo. No caso de homens com mais de 50 anos, recomenda-se o Antígeno Prostático Específico (PSA) para prevenção do câncer de próstata.

Para as mulheres, pede-se anualmente o Papanicolau, para prevenir o câncer de colo do útero, e a mamografia. O hemograma é um exame de sangue que serve para identificar anemias, inflamações, leucemia, infecções por vírus e bactérias.

O teste de urina é feito para verificar se existem infecções urinárias. Ele se divide em três partes: análise física, química e microscópica da primeira urina do dia.

O exame protoparasitologico de fezes é utilizado para diagnosticar a presença de parasitoses no intestino, investigando de forma direta os protozoários ou ovos de helmintos (uma espécie de vermes).

O teste de glicemia é para detectar hipoglicemia ou hiperglicemia, e deve ser realizado em jejum de 12 horas antes de se submeter ao exame. Por último, o exame de colesterol avalia se existem doenças no coração, onde as taxas altas da substância podem provocar danos irreversíveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!