Fitness

10 cuidados importantes ao usar o Whey Protein

Por Redação Doutíssima 12/02/2015

Whey Protein são suplementos usados por atletas, frequentadores de academias e pessoas que desejam ganhar massa muscular rapidamente.

whey protein

É preciso atentar ao uso de suplementos de proteína para ganhar massa muscular. Foto: iStock, Getty Images

Para alcançar os resultados na academia, é necessário disciplina nos treinos e alimentação regrada, mas os suplementos de proteína prometem resultados rápidos. Essa proposta é sedutora.

O suplemento é rico em proteínas. São elas que aceleram o processo de recuperação muscular após a atividade física intensa.  Também são as proteínas que auxiliam no ganho muscular.

Cuidados necessários para consumir Whey Protein

1. Composição

Fique atento à composição do Whey Protein que pretende consumir. A Anvisa proibiu a venda de mais de vinte suplementos por, em seus rótulos, constarem informações que não condiziam com a fórmula encontrada na amostra do suplemento.

2. Uso

Suplementos são indicados para pessoas que praticam exercício físico e só quando a alimentação não fornece todos os nutrientes necessários.

3. Excesso

O consumo de suplementos pode acarretar sobrecarga dos rins, pois o excesso de proteína produz ureia, substância que faz os rins trabalharem mais. A sobrecarga do órgão pode levar a lesões permanentes.

4. Nutricionista

 

Para iniciar o consumo de Whey Protein é necessário consultar um nutricionista para avaliar se é seguro e necessário realmente o suplemento.

5. Alimentação

É importante lembrar que Whey Protein não substitui refeições.

6. Saúde

Não há estudos que comprovem que o uso em longo prazo de suplementos cause algum problema de saúde.

7. Quantidade

O ideal a ser consumido de Whey Protein é um grama por quilo, ou seja, se a pessoa pesa 80 quilos, deverá consumir 80 gramas de suplemento.

8. Horário

Não há registro de qual é a melhor hora para se consumir o suplemento, mas alguns nutricionistas indicam que seja consumido após a bateria de exercícios.

9. Venda

Um dos maiores problemas dos suplementos é a venda indiscriminada do produto.

10. Suplementos importados

Os suplementos produzidos fora do Brasil não estão isentos de alteração na composição ou no rótulo.

Efeitos colaterais do Whey Protein

Alguns suplementos provocam insônia, dependência, ansiedade, arritmia, alteração na pressão arterial, tremores, agressividade e sonolência após o efeitos do suplemento passar.

É por isso que o consumo e a venda de suplementos não pode ser feita sem controle. Não são todas as pessoas que podem ingerir esse tipo de produto. Alguns suplementos podem, ainda, engordar se as doses não forem ministradas de maneira correta, de forma que não ocorram superdosagens.

Opinião de especialistas a respeito do suplemento

Para alguns especialistas, o suplemento é incapaz de oferecer mais nutrientes que uma alimentação saudável. Eles alegam que não há necessidade de ingestão dessa quantidade de proteína que há no suplemento.

Os profissionais que defendem a utilização dos suplementos argumentam que consumir proteínas em pequenas quantidades não é a melhor opção para ganhar massa muscular.

 

O benefício de consumir suplementos está na possibilidade de ingerir proteínas além da cota e elas serem absorvidas de forma rápida.

A grande questão é que só o suplemento ou só os exercícios físicos trabalhados separadamente não conseguem trazer os benefícios e resultados esperados.

 

É importante conciliar atividade física sob a supervisão de um profissional da área, alimentação regrada e o suplemento indicado por um nutricionistas, se for necessário.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!