Fitness > Zen

Conheça o poder do óleo essencial de lavanda no pós-treino

Por Debora Stevaux 07/02/2019

Muito usado na produção de perfumes e na aromaterapia, o óleo essencial de lavanda vem se popularizando entre o público fitness como um aliado para combater dores musculares no pós-treino.

Graças a seu poder calmante, o óleo essencial de lavanda é capaz de relaxar os músculos e prevenir dores musculares no pós-treino. (Foto: iStock)

Graças ao seu poder calmante, esse óleo pode ser usado na massagem pós-treino para relaxar os músculos e a mente da agitação. Segundo a naturóloga e coordenadora técnica do W Estética & Spa, Mariana Vitte, o óleo essencial de lavanda é eficaz contra dores musculares, pois seus efeitos também estão relacionados a processos anti-inflamatórios.

Para quem quiser dar uma incrementada no banho, a lavanda pode ser usada em um sachê in natura, com a planta seca, colocada em um saquinho de organza para amarrar no chuveiro. “Além do efeito calmante, é um poderoso hidratante para pele, que a ajuda a ficar mais viçosa”, afirma.  

Leia mais: 5 óleos essenciais e suas vantagens para cada tipo de pele

A especialista conta ainda que esse é o único óleo essencial que pode ser utilizado diretamente na pele, pois os demais precisam de diluição. “O bacana é que esse é um óleo indicado para qualquer pessoa. A única contraindicação é para quem tem hipotireoidismo, porque a lavanda acaba por diminuir a ação da glândula tireoide”, alerta.

Outra dica relaxante: pingue 4 gotas de óleo essencial de lavanda na fronha do travesseiro, para relaxar o corpo e a mente antes de dormir.

Veja também: Invista em 6 óleos que hidratam a pele

Lavanda para perfumar a casa

O vilarejo de Gordes, localizado na região de Provence (sul da França), foi inspiração para nova linha de produtos da Mona´s Flower, batizada com o nome da cidadezinha. Além do clima tranquilo do local, com construções medievais belíssimas, um dos principais atrativos são os campos de lavanda, bastante usada para fins medicinais e estéticos. “O óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados na aromaterapia e potencialmente relaxante”, ressalta a terapeuta floral Marcia Rissato à frente da marca.

A linha Gordes Provence aposta no DNA do óleo essencial de lavanda pura com três aromas agradáveis para o ambiente: lavanda com notas de baunilha, lavanda com bergamota e lavanda pura concentrada. “Quando aplicado em difusão aérea, diminui rapidamente a ansiedade e os níveis de estresse. Lavanda com bergamota traz alegria e disposição. Já a versão com baunilha traz a sensação de acolhimento”, indica a especialista.

As essências estão presentes nos formatos de spray de ambiente e difusor de varetas (200 mL) em embalagens pets, o que torna o valor do produto mais acessível, além de não agredir o meio ambiente. “É o principal óleo na busca do equilíbrio emocional e mental, por isso tão essencial nos dias atuais”, finaliza Marcia.

 


Sites parceiros