Saúde Mental

Conheça os benefícios de organizar a rotina semanal

Por Redação Doutíssima 23/02/2015

Com tantas tarefas, tornou-se uma necessidade para a mulher moderna criar uma rotina semanal para organizar melhor o seu tempo. Dessa forma, cumprir todas as suas tarefas familiares, profissionais e domésticas pode ficar mais fácil.

 

rotina semanal

Organizar o que você fará na semana pode ajudar a manter a vida equilibrada. Foto: iStock, Getty Images

Rotina semanal de segunda-feira a sexta-feira

Para organizar a semana, lembre-se que imprevistos acontecem, então, é importante estar pronta para abrir mão de algum compromisso.

1. Segunda

A segunda-feira será o dia de inovar na cozinha e de ir à feira. Escolha algum legume ou verdura que ainda não faz parte do cardápio da família e acrescente na dieta alimentar de vocês.

Manter a sua alimentação e a da sua família de maneira saudável é essencial para conseguir deixar a rotina e a vida em equilíbrio.

2. Terça

É dia de limpar a caixa de entrada do seu e-mail. É nesse dia que você responderá aos e-mails atrasados.

3. Quarta

Manter contatos também fará parte da sua rotina semanal. Os amigos também são importantes. Sabe aquele amigo que você não falava há muito tempo? É para esse que você vai ligar, mandar mensagem no WhatsApp, uma mensagem no Facebook ou enviar e-mail.

4. Quinta

Na rotina que organizamos para você, quarta-feira será o dia da leitura. Para as amantes de livros, esta é a hora de terminar aquele livro que você começou, mas não teve tempo para terminar.

Já aquelas que não são tão familiarizadas com os livros, está na hora de saber que quem lê tem uma vida, mas vive diversas histórias. Os livros alimentam a alma, além de estimularem a atividade cerebral.

5. Sexta

Esse é o dia da sua rotina semanal que você esquece o trabalho e se dedica ao lazer. Reserve um dinheiro para esse dia. É nele que você irá sair para fazer algo diferente com a família.

Prepare um bolo para as crianças, aproveite esse momento com o seu filho. Ou então, se preferir, vá ao cinema com seu marido. Deixe seus filhos com os avós e tenha uma noite agradável com seu companheiro. Na sexta-feira, está liberado sair da rotina.

Fim de semana e a rotina semanal

Durante os dias do final de semana, você também pode se organizar, para que consiga fazer coisas diferentes e que você não tem tempo ao longo dos outros dias.

1. Sábado

Está na hora de um ato de generosidade e de ganhar espaço no guarda-roupa. É no sábado que a sua rotina semanal tem outro objetivo. Mais do que organizar seu tempo para suprir suas necessidade, esse esquema de horários ajuda a você reorganizar sua prioridades.

Arrume seu guarda-roupa e sapateira. Doe todos os itens que não são utilizados há muito tempo e que ainda estão em condições de serem usados.

2. Domingo

É nesse dia da semana que o planejamento da sua rotina semanal começa. É no domingo que você irá fazer uma lista com todos os compromissos para a semana que se inicia.

Pegue sua agenda, utilize aplicativos no celular e comece a listar os eventos da semana por ordem de prioridade. Para essa tarefa, você não gastará mais do que meia hora.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!