Receitas

Sopa de legumes é rica em nutrientes. Veja como preparar!

Por Redação Doutíssima 10/08/2014

No frio do inverno, uma sopa de legumes quentinha é uma ótima alternativa para se alimentar bem e com poucas calorias. Com a escolha dos vegetais certos, é possível criar uma combinação perfeita de nutrientes que fazem muito bem à saúde.

Com uma porção de sopa de legumes, podemos cumprir nosso consumo diário ideal de vegetais. Quer aprender uma receita que, além de oferecer inúmeros benefícios a sua saúde, é saborosa e fácil de preparar?

sopa-de-legumes

Rica em nutrientes, sopa de legumes pode atuar na prevenção de série de doenças. Foto: Shutterstock

Sopa de legumes é rica em nutrientes essenciais

Ao consumirmos grande quantidade de legumes e vegetais, podemos diminuir o risco de câncer, pressão alta, obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2, devido ao seu alto teor de nutrientes. Além disso, estes tipos de alimentos possuem baixas calorias, o que faz com que tragam uma sensação de saciedade, não comprometendo os números da balança.

Assim, você pode manter um peso saudável ou até mesmo perder peso. Um estudo publicado em 2007 descobriu que comer sopa de legumes antes das refeições ajudou as pessoas a comerem até 20% menos durante as refeições.

Consumir sopa de legumes também pode aumentar os seus níveis sanguíneos de leptina, um hormônio que regula o armazenamento de gordura em seu corpo, de acordo com outro estudo publicado em 2010. Isso pode ajudar a explicar por que as pessoas que consomem esse tipo de comida podem ter um peso menor.

Receita de sopa de legumes

Ingredientes:

– 500g de peito de frango

– 2 tomates maduros cortados em cubos pequenos

– 200g de abóbora

– 1 cenoura cortada em cubos

– 2 batatas doce cortadas em cubos médios

– 1 abobrinha cortada em cubos médios

– ¼ de repolho picado bem fino

– 2 dentes de alho esmagado

– 1 cebola picada

– 1 ramo de alecrim fresco

– 2 colheres de sopa de azeite extra virgem

– Sal e pimenta a gosto

– Salsinha picada a gosto

Modo de preparo:

Lave todos os legumes, corte em cubos médios e reserve. Em uma panela grande, coloque o frango, a cabelo, o alho, o alecrim, e cubra com água. Deixe ferver até que o frango esteja cozido. Corte o frango em pedaços e reserve o caldo.

Depois, em outra panela, coloque o azeite e refogue o frango até que fique bem dourado e tempere com sal e pimenta e outros temperos que sejam do seu gosto. Acrescente os tomates e frite até que o tomate esteja desmanchando, e então junte os legumes (menos o repolho e a abobrinha).

Refogue por alguns minutos e junte o caldo do cozimento do frango. Deixe cozinhar até que todos os legumes estejam quase totalmente macios e acrescente a abobrinha e o repolho. Neste ponto, deixe cozinhar por mais 7 minutos. Adicione mais sal ou temperos, caso necessário ou salsinha picada se desejar.

Dicas para o preparo

– Você pode substituir os legumes e variar no sabor. Mas cuidado com os legumes mais calóricos como a batata ou a mandioquinha. Prefira legumes mais leves e que contenham mais fibras.

– Use o sal com moderação. Vá colocando aos poucos para conseguir o ponto ideal de sal.

– Você pode bater a sopa no liquidificador e transformá-la em um delicioso creme de legumes. Mas se você está procurando emagrecer, procure usar a sopa de legumes em pedaços, que irão garantir saciedade por mais tempo.

A sopa verde detox também é uma opção saudável. Confira a receita:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!