Pele

Rachadura nos pés tem tratamento. Veja 10 soluções caseiras

Por Redação Doutíssima 09/08/2014

A rachadura nos pés é um problema que pode causar, além de uma má aparência, também dor e desconforto. Por isso, cuidar da hidratação é fundamental. Por algumas razões, mesmo não descuidando da hidratação, a rachadura pode aparecer. Nestes casos, é preciso recorrer a métodos para solucionar este problema.

rachadura-nos-pés

Uma série de soluções caseiras podem lhe ajudar a cuidar da rachadura nos pés. Foto: Shutterstock

10 soluções caseiras para rachadura nos pés

Selecionamos 10 receitas caseiras para tratar a rachadura nos pés. Confira!

1 . Cebola

A cebola possui propriedades amaciantes. Por isso, use a metade de uma cebola e coloque uma colher de sopa de sal e esfregue o líquido na rachadura. Deixe agir por 10 minutos.

2. Chá de hortelã

Para rachadura nos pés, usar o chá de hortelã pode ser muito eficaz. Aplique a infusão quente de hortelã nos pés e, use uma pedra pomes para retirar o excesso de pele ressecada.

3. Azeite

Outra maneira de acabar com a rachadura é usar o azeite também, que irá reparar e suavizar os pés. Molhe um algodão com azeite e passe na região com as rachaduras, deixe agir por 10 minutos. Em seguida, esfregue a metade de um limão e deixe descansar por mais 10 minutos.

4. Manteiga de cacau

Esta dica é ótima de você quer ficar longe de rachadura nos pés: antes de dormir, passe a manteiga de cacau nos pés e cubra com um saco plástico. No outro dia você vai sentir os seus pés muito mais suaves e hidratados.

5. Abacate

Outro método eficaz é fazer uma máscara de abacate com iogurte natural. Aplique a mistura nos pés, cubra com um plástico filme e deixe agir por 30 minutos. Depois, enxague com água morna e repita o processo duas vezes por semana.

6. Vaselina

Antes de dormir, passe um pouco de vaselina nos pés. Em seguida, coloque meias de algodão e deixe agir durante a noite. Pela manhã, retire a vaselina.

7. Banana

Aplicando a polpa de uma banana madura é possível tratar a rachadura. Deixe por 10 minutos e enxague. Também é possível a banana com o abacate, já que ele é rico em óleos essenciais e vitaminas lipossolúveis.

8. Limão

Você também pode fazer um escalda pés caseiro com limão. Deixe os pés descansando na água com limão por 10 minutos, massageando suavemente os calcanhares, que geralmente são as áreas mais ressecadas. O limão ajuda a eliminar progressivamente os calos e a rachadura nos pés.

9. Glicerina

Para ter pés macios e longe de rachaduras, use uma mistura de vaselina e água de rosas.

10 . Esfoliante natural

Antes de hidratar, para melhorar o aspecto da rachadura, é preciso esfoliar. Uma receita ótima e que você pode fazer em casa é triturar um punhado de arroz, até que esteja quase em pó. Adicionar algumas colheres de mel e vinagre de maçã, formando uma pasta grossa. Então, é só massagear os pés com a mistura.

Causas da rachadura nos pés

– Ficar em pé por longas horas pode ser uma das razões da rachadura nos pés.

– Tomar banhos muito quentes.

– Excesso de peso pode ser uma das causas, já que faz uma pressão excessiva sobre a almofada dos pés levando às rachaduras.

– Psoríase, eczema e outras doenças de pele são algumas das causas.

– Usar calçados que causam desconforto também podem gerar rachaduras.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!