Saúde Mental

Sociopata: seu namorado é um?

Por Redação Doutíssima 28/02/2015

Você finalmente encontrou seu príncipe encantado. Ele é envolvente, criativo, apaixonante, um gentleman, e é lindo. E com tudo isso você está apaixonada. Mas cuidado, você pode estar cegamente envolvida por um sociopata.

Eles não trazem uma plaquinha pendurada ao peito dizendo o que são, mas têm a capacidade de desligar nosso ícone que desperta a desconfiança, e o resultado desta ação pode ser assustador.

 

sociopata

Extremamente narcisistas, os sociopatas são exímios vigaristas e experts na mentira. Foto: iStock, Getty Images

Reconhecendo um sociopata

 

Segundo a psicóloga americana Martha Stout, autora do livro O Sociopata Que Mora Ao Lado, aproximadamente um em cada 25 americanos é portador de sociopatia. Mas calma, não é para entrar em pânico. Seu namorado não vai matar você na calada da noite e jogar o corpo no rio.

Os psicopatas são, por definição científica, sociopatas, entretanto nem todo sociopata é, necessariamente, um psicopata.

Uma das principais características dos portadores da sociopatia, que os torna exímios manipuladores, é a mentira. Eles são mentirosos e as histórias que contam faz com que o consciente e inconsciente de quem está próximo elimine qualquer desconfiança. Eles usam a mentira para envolver as pessoas.

O sociopata também tem um ego exagerado. O Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Doenças Mentais (DSM-V) destaca que eles têm uma percepção exagerada de si mesmos. São extremamente narcisistas e têm um grande sentimento de merecimento. Conforme o Manual, sociopatas não sentem remorso, culpa ou vergonha por nada que tenham feito.

Mais uma característica fácil de observar em pessoas que têm esta patologia é a tranquilidade assustadora que eles têm diante de situações de perigo ou que, em pessoas normais, causariam um grande medo. O sociopata vive a vida de maneira extrema, sempre em busca de estímulos, excitação e prazer, e estas situações podem lhe abastecer este desejo.

Seu comportamento, em geral, é irresponsável e impulsivo, e isto inclui finanças e obrigações, além da carreira profissional. Eles desrespeitam as normas e leis da sociedade por acreditarem que elas não se aplicam a eles, por conta disso, podem facilmente envolver-se em atividades ilegais.

E mais, o sociopata é encantador e possui um olhar intenso. Isso faz com que ele tenha uma facilidade imensa de envolver quem quiser e manter essa pessoa cega aos riscos que corre, e não apenas por algumas horas, mas, em alguns casos, durante anos. E por causa desta simpatia toda, quando é “desmascarado”, causa um espanto geral.

Mantendo a distância de um sociopata

 

Não é uma tarefa muito fácil, afinal, se você estiver envolvida por ele, vai achar todas as suas atitudes normais. Mas tente olhar de fora da relação. Eles são carismáticos e simpáticos, olham nos olhos e são sedutores. Por outro lado, são mestres no disfarce e exímios vigaristas.

Para impedir que sejam descobertos, criam uma personalidade superficial. Mas se você desconfia que seu namorado pode ser um sociopata, avalie, observe. Se seu “desconfiômetro” apitou, é porque algo de errado se manifestou.

Preste atenção nos aspectos destacados e, se o seu príncipe, se encaixar em alguns deles, mantenha a distância, assim você evita sofrimento e tempo perdido, a menos que você queira ajudar o seu amor, mas daí até você conseguir convencê-lo de que há algo errado com ele, a empreitada é grande.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!