narcisista

Relacionamentos narcisistas estão entre os mais devastadores de todos os relacionamentos rompidos. Os narcisistas são geralmente charmosos, inteligentes e altamente manipuladores. Romper com um narcisista significa aceitar que a pessoa que você amava não era aquela com a qual você realmente se relacionava. Significa também enfrentar os momentos difíceis, dolorosos e até mesmo humilhantes que você passou durante o seu relacionamento.

 

ENTENDENDO O NARCISISMO

O Transtorno da Personalidade Narcisista é caracterizado por um sentido exagerado de autoestima e incapacidade de sentir empatia pelos outros. Os narcisistas precisam de atenção constante, exageram os seus talentos e realizações, são egoístas e ignoram as necessidades e desejos dos outros. Segundo o especialista em narcisismo e narcisista assumido, Dr. Sam Vaknin, eles geralmente abusam psicologicamente dos seus entes queridos, o que algumas vezes se agrava para outros tipos de abuso, em função do seu próprio medo da intimidade. O Dr. Vaknin compara o narcisismo a um vício, no qual a substância viciante é um fluxo constante de adoração, ou o que ele chama de “Oferta Narcisista”.

 

AS FASES DOS RELACIONAMENTOS NARCISISTAS

Segundo a escritora de psicologia Savannah Gray, em um artigo para o site Esteemology.com, os relacionamentos narcisistas geralmente seguem um padrão de três fases. Na primeira fase, conhecida como superavaliação, o narcisista seleciona e prepara o seu alvo cuidadosamente. Ele se torna hiper focado na busca, aprendendo tudo o que puder sobre ela e usando técnicas de espelhamento para transformar-se exatamente no que ela deseja. Durante a fase de desvalorização, o narcisista revela a sua verdadeira personalidade. Ele está confiante de que tem a sua devoção, de maneira que se sente mais confortável sendo ele mesmo. Conforme a euforia que ele sentiu durante a primeira fase diminui, torna-se mal-humorado, silencioso e introvertido. Ele começa ignorando telefonemas, quebrando promessas e castigando-a por aborrecê-lo. Conforme ela tenta recolocar o relacionamento no caminho certo, ele se afasta cada vez mais. Finalmente, na fase de descarte, o relacionamento termina e o narcisista segue em frente sem nenhum remorso ou tristeza. A presa é abandonada para “juntar os cacos”, enquanto o narcisista lança o seu olhar sobre um novo alvo.

narcisismo

CONTINUAR SEM NENHUM CONTATO

Imediatamente após um relacionamento narcisista, é fundamental “não ter nenhum contato” com o seu ex, destaca o website “Narcissism Free”. Os narcisistas não desistem facilmente de ter acesso a uma provedora de Oferta Narcisista; portanto, o seu ex provavelmente continuará tentando mantê-la sob o seu domínio enquanto você permitir. Encerre todos os envolvimentos de negócio, peça o divórcio imediatamente ou fique longe dele por pelo menos seis meses, livre-se de tudo que a faz se lembrar dele, e bloqueie o seu número de telefone e endereço de e-mail. Dê tempo a si mesma para superar completamente o relacionamento antes de ter até mesmo uma conversa educada e tenha em mente que alguns narcisistas restabelecem seus objetivos anteriores após anos do rompimento inicial. Embora a mudança real seja possível com psicoterapia intensiva, continue cautelosa.

psicologia-narcisismo

SEGUINDO EM FRENTE

Superar um relacionamento narcisista é doloroso. Em um artigo separado para a HealthyPlace.com, o Dr. Vaknin observa que o primeiro passo é enfrentar a dolorosa realidade de que o seu relacionamento era totalmente diferente do que você imaginava que fosse. Após você aceitar, a verdadeira cura pode começar. Vaknin incentiva a aprendizagem, luto e, finalmente, o perdão. Procure apoio dos amigos e parentes durante este período difícil, e considere pelo menos uma breve rodada de terapia. Um relacionamento narcisista pode abalar a sua autoestima, sua confiança e sua capacidade de estabelecer relacionamentos futuros saudáveis.

 


DEIXE UMA RESPOSTA