Clínica Geral > Saúde Mental

O que é a síndrome do Pânico

Por Rafaela Monteiro 23/10/2013

 panico

Esta síndrome é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem ataques repetidos de medo intenso. Medo inexplicado de que algo ruim aconteça de forma inesperada.

A Síndrome do Pânico é um quadro clínico onde ocorrem crises agudas de ansiedade sem que haja um estímulo disparador compatível com a intensidade das mesmas. O indivíduo vive uma variedade de experiências intensas, que causam desprazer e são estranhas para ele. Não conseguindo identificar, a princípio, o que as desencadeou. Este quadro clínico teve sua incidência aumentada dramaticamente nos últimos dez anos. Este aumento pode ser atribuído a modificações sócio-culturais e a uma maior possibilidade diagnóstica nos tempos modernos.

 

Características

A característica principal do quadro clínico da “Síndrome do Pânico” são crises de ansiedade agudas, as chamadas crises de pânico. Estas se caracterizam pela súbita, inesperada e freqüentemente avassaladora sensação de terror e apreensão, acompanhada de sintomas somáticos em muitos órgãos e sistemas, como falta de ar, palpitações e sensação de desfalecimento. Os sinais e sintomas de uma crise de pânico são semelhantes aos que ocorrem durante um esforço físico intenso ou numa situação de risco de vida.

 

Causas

Sua causa é desconhecida. Pesquisas indicam que, se um gêmeo idêntico tem síndrome do pânico, o outro gêmeo também poderá desenvolver o problema em 40% das vezes. No entanto, a síndrome do pânico em geral ocorre sem que haja nenhum histórico familiar.

A síndrome do pânico é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. Normalmente ocorre em adultos, embora a também possa ocorrer em crianças. Ela normalmente não é diagnosticada até que as crianças sejam mais velhas.

 

Exames

Muitas pessoas com síndrome do pânico buscam tratamento primeiro no pronto-socorro, pois os ataques de pânico parecem ataques cardíacos. O médico realiza um exame físico, incluindo uma avaliação psiquiátrica. Outras doenças devem ser descartadas antes de diagnosticar a síndrome do pânico. Devem ser considerados distúrbios relacionados a abuso de drogas, pois os sintomas podem ser iguais aos de ataques de pânico.

 

Estatísticas

No Brasil, cerca de 1% da população tem um ataque de pânico por ano e 5% dos adultos relatam já terem tido pelo menos um ataque de pânico na vida, 1% deles acompanhado de agorafobia. De 2 a 2,5% da população mundial, atualmente, sofre com essa síndrome.