Dieta

Café ajuda a limpar as artérias e evita doenças cardíacas

Por Redação Doutíssima 23/03/2015

O café, bebida que tradicionalmente ocupa um lugar especial no coração dos brasileiros, pode ser responsável por evitar doenças cardíacas. Pelo menos é o que concluiu uma pesquisa realizada na Coreia do Sul, que mostrou que o líquido pode limpar as artérias e evitar as complicações vindas do entupimento dessas.

O estudo analisou 25 mil trabalhadores, entre homens e mulheres, que não tinham nenhuma doença do coração. Todos passaram por um exame para verificar o quanto de cálcio fica acumulado na veia.

Os resultados mostraram que aqueles que ingeriam de três a cinco xícaras por dia da bebida apresentavam menos cálcio nas artérias do que aqueles que não tomavam. Também foram considerados, além do histórico familiar de doenças cardíacas, o hábito de praticar atividades físicas.

 

A investigação é preliminar, advertem os pesquisadores, já que necessita de um tempo maior de desenvolvimento. Sendo uma das bebidas mais estudadas no mundo inteiro, seus benefícios e malefícios são amplamente discutidos pela comunidade científica.

 

cafe

Bebida amada por brasileiros pode ser benéfica se ingerida com moderação. Foto: iStock, Getty Images

O café que faz bem

 

As várias pesquisas que estudam os efeitos da bebida no organismo dividem a opinião de cientistas. Conheça alguns benefícios que fazem dele um aliado da saúde.

1. Melhora a memória

Vem dos Estados Unidos, da Universidade Johns Hopkins, o estudo que afirma que duas xícaras são benéficas para a memória. Para isso, 160 voluntários foram testados por 24 horas. Alguns consumiram cápsulas de cafeína. Outros, placebo. A conclusão é que todos os que foram expostos ao cafezinho tiveram desempenho melhor do que os demais.

Apesar dos resultados, os pesquisadores alertam para os riscos de beber muito café ou ingerir comprimidos de cafeína. Para Michael Yassa, chefe da pesquisa, a bebida, que não recupera a memória, deve ser consumida com moderação.

2. Diminuiu o risco de suicídio

A chance de suicídio diminui em até 50% entre adultos que têm o hábito de tomar entre duas e quatro xícaras de café por dia. Essa foi a conclusão que os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, chegaram ao analisar três pesquisas, feitas entre os anos de 1998 e 2008, que envolveram cerca de 200 mil pessoas.

Isso porque a bebida é um estimulante natural do sistema nervoso central e aumenta a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, neurotransmissores que combatem a depressão. Porém, os que já estão deprimidos devem maneirar na dose. Isso porque, tomada de maneira desenfreada, a bebida pode dar efeitos colaterais.

O café que faz mal

 

A mesma bebida que pode afastar risco de suicídio, evitar o entupimento das artérias e ativar a memoria pode fazer mal para a saúde. Além de ser comumente associado a quadros de hipertensão, insônia e irritação gastrointestinal, pesquisas recentes atribuem outros prejuízos para quem abusa do café.

1. Transtorno mental

Muito café pode causar transtornos mentais temporários. O corpo fica em estado de alerta por uma possível intoxicação. Os sintomas são nervosismo, espasmos musculares, insônias e alteração do ritmo cardíaco.

A descoberta foi publicada no periódico Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder, considerado uma das mais importantes referências para psiquiatras e psicólogos no mundo inteiro.

Para acabar com o problema, não tem outro jeito a não ser abrir mão do consumo – o que causa a abstinência.  Portanto, beber com parcimônia ainda é o melhor conselho para manter a saúde em dia e evitar complicações indesejadas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!