Exercícios

Estresse diário é incentivo à atividade física. Veja opções para se exercitar

Por Redação Doutíssima 19/08/2014

O estresse é bem mais comum do que pensamos. Isso porque sempre justificamos nosso mau humor ou falta de ânimo ao cansaço do dia a dia. Porém, na verdade, estes são alguns dos sintomas do mal do século: o estresse. Ele pode parecer comum e, com isso, sem importância, já que existe uma banalização em torno do tema.

Mas este mal deve ser combatido, pois pode ocasionar problemas mais graves, como a depressão e até problemas cardíacos. Como aliviar a tensão causada pelo estresse? Não precisa de medicamentos: uma forma de tratar e prevenir o estresse e os males recorrentes dele é ter uma vida saudável e praticar exercícios físicos. Se você quer saber mais sobre o assunto, veja como o estresse pode ser um incentivo à atividade física e como a pratica pode atuar no seu organismo para aliviar a tensão diária.

incentivo-à-atividade-física

Tai Chi possui efeitos calmantes para a mente e condicionantes para o corpo. Foto: Shutterstock

Incentivo à atividade física ajuda a combater mal-estar

O incentivo à atividade física pode ser vital para a manutenção da aptidão mental e, assim, pode reduzir o estresse. Estudos mostram que praticar algum tipo de exercício é muito eficaz na redução da fadiga, para melhorar o estado de alerta e concentração, e melhorar a função cognitiva em geral. Isso pode ser fundamental quando o seu nível de estresse já afetou a energia ou a capacidade de concentração.

Quando o estresse afeta o cérebro, e suas muitas conexões nervosas, o resto do corpo também sente o impacto. Então, é lógico que, quando seu corpo se sente melhor, o mesmo acontece com a sua mente. A atividade física produz endorfinas, substâncias químicas do cérebro que agem como analgésicos naturais e também podem melhorar o sono – o que, por sua vez, reduz o estresse.

Exercícios que ajudam a aliviar o estresse

– Yoga

A yoga é um excelente exercício para o alívio do estresse, pois envolve uma série de movimentos e poses estáticas, combinado com uma respiração profunda. Um exercício para o corpo e a mente, a yoga pode fortalecer o seu corpo e relaxar ao mesmo tempo.

– Tai Chi

O estresse é um incentivo à atividade física, já que é um dos melhores modos de encontrar o relaxamento. Um destes métodos é o Tai Chi, que possui suas origens nas artes marciais, mas possui efeitos calmantes para a mente e condicionantes para o corpo.

– Pilates

Se a busca da cura do estresse do dia a dia é um incentivo à atividade física para você, porém quer mais do que isso, o pilates pode ser a solução. Com uma série de movimentos controlados, o método foi projetado para construir a sua força, flexibilidade e resistência. Isso proporciona uma grande sensação de bem-estar, o que pode ser valioso para eliminar os sintomas do estresse.

– Kickboxing

O kickboxing é um poderoso meio de reduzir o estresse. Praticar este esporte regularmente pode ajudar a melhorar o seu equilíbrio, flexibilidade e coordenação. É também uma ótima maneira de colocar para fora toda a sua frustração, o que pode aliviar o estresse.

– Esportes em grupo

Uma das melhores maneiras de encaixar o exercício físico em sua agenda é para reunir amigos e/ou a família e organizar um jogo de futebol, basquete ou vôlei. Assim, além de se tornar um incentivo à atividade física, você recebe uma dose dupla de alívio do estresse: não só está se divertindo com pessoas que você gosta, mas também está se exercitando e liberando endorfinas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!