Guia do Crossfit

Saiba a importância dos acessórios para crossfit

Por Redação Doutíssima 09/04/2015

No artigo desta semana explicarei  quais são os principais acessórios para crossfit, quando e como usá-los. Vamos lá ?

 

Esse artigo faz parte do Guia do Crossfit, uma série de textos e vídeos que preparamos  para deixar vocês por dentro de tudo que acontece no universo crossfit. Bem-vindo ao nosso BOX!

 

O crossfit, como toda atividade física, deve ser praticado em segurança, por isso a utilização de acessórios durante os exercícios é muito importante.  Ao realizarmos movimentos, é possível que algumas partes do nosso corpo, como por exemplo a munheca, seja sobrecarregada e talvez lesada. Aqui vamos explicar os principais acessórios e como usá-los, para que você possa malhar em segurança.

 

Munhequeira 

 

Muito utilizada em agachamentos, levantamentos de peso e paradas de mão, a munhequeira dá suporte ao punho, o protege de possíveis acidentes e dá segurança à quem pratica o exercício. Entretanto, em exercícios que demandam muito tempo de uso deste acessório, recomenda-se a não utilização da munhequeira, já que pode trazer problemas à circulação sanguínea. A solução então é utilizar munhequeiras mais rígidas, específicas para o exercício de levantamento de peso, como mostrado na figura abaixo.

 

 

 

acessórios de crossfit

Este tipo de minhequeira é mais rígida e pode ser usada em exercícios como o levantamento de peso, em que o punho é utilizado por muito tempo,

 

Joelheiras 

Outra parte do corpo importante à ser protegida durante a prática de qualquer exercício do crossfit é o joelho. Atividades como o agachamento, agachamento com uma perna só (pistols) e levantamentos podem afetar a saúde do joelho. Por isso, a utilização deste acessório para crossfit é aconselhável e recomendada nestes e em outros exercícios em que esta parte do corpo é  usada.

 

 

 

acessórios para crossfit

Usadas em exercícios que dependem da força do joelho, as joelheiras diminuem impacto causado pela atividade física e protegem a área de lesões.

 

 

Por isso utilizar esse acessório é importante para:

 

Manter o local aquecido;

Proporcionar uma estabilidade maior nas articulações do joelho;

Proteger o joelho de lesões;

Diminuir a sobrecarga sobre os joelhos.

 

Sapatilhas usadas durante levantamento de peso

Estes tipos de tênis são recomendados para quem já possui uma certa experiência em movimentos de levantamento, porém, os mesmos também são excelentes para movimentos como agachamentos. Estes modelos  possuem uma base mais alargada e rígida abaixo do calcanhar, além de também fornecer um ângulo um pouco maior de inclinação nos pés.

 

 

 

acessórios para crossfit

Estes tipos de tênis são recomendados para quem já possui uma certa experiência em movimentos de levantamento.

 

 

 

Estas diferenciações fornecem um ganho muito maior (sim, muito maior) na estabilidade dos seus pés durante o movimento citados acima. Novamente, este tipo de acessório é muito pessoal e deve-se levar em consideração que os mesmos são caros, mesmo comprando no exterior (custam em torno de 150 dólares).

 

 

Guia do Crossfit by Natália Pinheiro

 

Em parceria com o site Doutíssima, Natália Pinheiro é responsável pelo Guia do Crossfiit, uma série de artigos com vídeos tutoriais que te deixarão por dentro de tudo que rola no universo do crossfit.  Os textos serão publicados semanalmente, então , fique ligado e conheça todos os benefícios dessa atividade que virou febre entre os famosos.

 

 

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais e formada em Educação Física, Natália é coach e atleta da equipe Crossfit BH. Em 2014, ela foi campeã da Seletiva Sudeste Torneio Crossfit Brasil e ficou em 5° lugar no Crossfit Girls Challenge, em Jundiaí. Participou de três edições do Torneio Crossfit Brasil, em São Paulo e duas edições das Regionais América Laina de Crossfit, no Chile.

natalia-pinhero

Arquivo Pessoal

 

 

Apaixonada pelo esporte, Natália é uma grande incentivadora da prática do crossfit “Com o Guia do Crossfit, espero poder mostrar um pouco mais desse esporte que eu tanto amo, e conseguir trazer mais pessoas para praticá-lo“.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!