Guia do Crossfit

Burpee : o exercício número um do crossfit

Por Redação Doutíssima 09/02/2015

Todo mundo preparado pra suar a camisa? Hoje iniciaremos a série de textos e vídeos do Guia do Crossfit que eu e o site Doutíssima preparamos pra vocês. No Guia do Crossfit, eu vou mostrar os diferentes treinos que são feitos nesse esporte e os benefícios que ele traz à saúde do corpo.

 

 

Nesse primeiro artigo, vou falar sobre o exercício mais conhecido do crossfit: o BURPEE.

 

burpee

Estes exercícios são feitos apenas com o peso do corpo.

 

 

Burpee, o exercício número um do crossfit

 

Burpee é um exercício ginástico que utiliza somente o peso do nosso corpo. Pra realizá-lo é simples: fique em pé, depois agache, mude o seu peso para suas mãos, jogue os pés para trás e fique como uma prancha (a posição de partida para uma flexão de braço). Em seguida puxe os pés para frente novamente entre as mãos, e fique em pé. O burpee é um exercicio bem cansativo, mas muito eficaz na perda de peso e ganho de massa muscular.

 

O que acho mais interessante no burpee é que trata-se de um movimento completo. Ele trabalha os músculos do peitoral, ombro, tríceps, quadríceps, glúteo e abdomen, além de melhorar o condicionamento cardiorespiratório. Seu corpo vai ficar exausto depois de uma série de burpee, mas sua cabeça vai lutar pra você superar seu limite!

 

Outra vantagem do burpee é que ele pode ser feito em qualquer lugar: no quarto de hotel, na praça, na praia. Podemos criar treinos interessantes como um contínuo (100 burpees por tempo) ou como um intervalo (10 burpees a cada minuto, durante 10 minutos)… Prepare-se pois o burpee é de matar!!!

 

Nos vídeos abaixo, preparei algumas variações de burpee:

 

Burpee clássico

 

 

 

 

 Target burpee

 

Aqui você deve tocar as duas mãos em um ponto de referência ao saltar

 

 

 

Burpee Over the Barbell

 

Nesse movimento você faz o burpee na lateral da barra e salta a barra com os dois pés ao mesmo tempo, sem precisar estender o corpo.

 

 

 

Bar Facing Burpee

 

Você faz o burpee de frente para a barra, salta com os dois pés ao mesmo tempo sem precisar estender o corpo durante o salto

 

 

 

Já pagou o seu burpee?

 

Alguns boxes de CrossFit usam o Burpee como castigo para manter seus alunos de acordo com as regras do box. Se um aluno não guardar os equipamentos ou chegar atrasado para a aula, todo o grupo tem que fazer 25 Burpees ou apenas este aluno, depende do box.

 

Guia do Crossfit by Natalia Pinheiro

 

Natalia Pinheiro

 

Em parceria com o site Doutíssima, Natália Pinheiro é responsável pelo Guia do Crossfit, uma série de artigos com vídeos tutoriais que te deixarão por dentro de tudo que rola no universo crossfit. Os textos serão publicados semanalmente, então fique ligado e conheça todos os benefícios desse esporte que virou febre entre os famosos.

 

Nascida em Belo Horizonte, formada em Educação física, Natália é  coach e atleta da equipe Crossfit BH. Em 2014 ela foi campeã da Seletiva Sudeste  Torneio Crossfit Brasil e ficou em 5° lugar no Crossfit Girls Challenge, em Jundiaí. Participou de três edições do Torneio Crossfit Brasil, em São Paulo e duas edições das Regionais América Latina de Crossfit, no Chile. 

 

Apaixonada pelo esporte, Natália é uma grande incentivadora da prática do crossfit “Com o Guia do Crossfit, espero poder mostrar um pouco mais desse esporte que eu tanto amo, e conseguir trazer mais pessoas para praticá-lo

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!