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Dica do Nutricionista

Veja como a maior saciedade influencia no controle metabólico

Por Redação Doutíssima 24/04/2015

Especialistas indicam que a maior saciedade pode influenciar no controle metabólico. É possível, assim, estimular a perda de peso e o funcionamento do organismo, escolhendo apenas alimentos corretos e bons hábitos. Isabela David, médica nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), é quem decifra essa relação.

 

Maior saciedade e controle metabólico

A especialista indica que entre carboidratos, gorduras e proteínas, essas últimas geram maior saciedade. “É fácil observarmos o efeito sobre a saciedade se compararmos a ingestão de uma barra de proteína e uma barra de cereais comum. A primeira tem muito mais proteína do que a segunda e nitidamente nos deixa mais saciados”, explica.

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Carboidratos ricos em fibras promovem sensação de saciedade por mais tempo. Foto: iStock, Getty Images

Para manter a maior saciedade do organismo, é necessário comer em intervalos regulares e começar refeições com alimentos do grupo de proteínas, carboidratos de baixo valor calórico (ricos em fibras) e gorduras saudáveis, deixando os carboidratos de alto índice glicêmico para o final das refeições, sem ingeri-los “puros”.

 

“Nunca ingerir pão branco ‘puro’. Combiná-lo com uma boa fonte de proteínas (queijo cottage) e uma fonte de gordura saudável (azeite de oliva extravirgem). Se possível, ainda acrescente carboidratos de baixo valor calórico ricos em fibras”, ensina a especialista.

 

Quais alimentos que promovem maior saciedade?

Para ter maior saciedade, são indicados alguns alimentos específicos. Confira:

 

1. Proteínas

Carne vermelha magra, carne de aves sem pele, peixes e outros frutos do mar, ovos e queijos e, para os vegetarianos, tofu, proteína de soja, proteína da ervilha e queijos vegetais são importantes fontes de proteína.

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Peixes e frutos do mar são fontes de proteínas para o organismo. Foto: iStock, Getty Images

2. Carboidratos de baixo valor calórico e ricos em fibras

Vegetais folhosos, couve-flor, couve-de-bruxelas, alho-poró, brócolis, nabo, rabanete, repolho, cebola, pimentão, berinjela, pepino, quiabo, chuchu, tomate, palmito, aipo, alcachofra, vagem e brotos, entre outros.

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O brócolis apresenta baixo valor calórico e muitas fibras. Foto: iStock, Getty Images

3. Gorduras saudáveis

Azeite de oliva extravirgem, óleo de coco e outros óleos extravirgem, abacate, sementes oleaginosas.

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Frutos como o abacate são ricos em gordura saudável. Foto: iStock, Getty Images

4. Frutas

Pera, goiaba, mirtilos, morango, abacaxi e frutas cítricas dão mais saciedade, enquanto maçã, banana, pêssego e damasco tendem a estimular o apetite.

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Frutas cítricas são ótima opção para dieta porque dão sensação de maior saciedade. Foto: iStock, Getty Images

Quais os vilões da saciedade?

Isabela David indica que os carboidratos de alto índice glicêmico são os grandes vilões da maior saciedade e do controle metabólico.

“É bem nítido. Faça uma refeição rica em alimentos de alto índice glicêmico, sem combiná-los com proteínas, fibras e/ou gorduras saudáveis e pouco tempo depois, antes do habitual intervalo de três horas, estará com fome ou com vontade de comer alguma coisa”, diz.

 

O pico de insulina que esses tipos de carboidratos produzem gera uma queda rápida da glicemia, trazendo consequências que favorecem a ingestão de alimentos. Alimentos ricos em gordura saturada, como a batata frita, também aumentam o apetite.

 

Dicas de hábitos saudáveis

A especialista ensina alguns hábitos para manter uma alimentação saudável e, assim, o correto funcionamento do metabolismo:

 

1. Magnésio

Incluir alimentos ricos em magnésio, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais para a produção de energia.

 

2. Alimentação

Ter os alimentos recomendados para a saúde disponíveis, fazer compras regulares e ter hábitos bem estabelecidos, com orientação especializada.

 

3. Sono

Sono de boa qualidade, com duração suficiente para atender as necessidades do organismo.

 

4. Exercícios

Fazer atividade física, que é um dos pilares para um estilo de vida saudável e que tem um poder incomparável em aumentar a vitalidade e a disposição.

 

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