Dieta

6 alimentos ricos em fibras que não podem faltar em sua dieta

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

Você já deve ter escutado sobre os benefícios de consumir alimentos ricos em fibras para quem quer emagrecer. Este tipo de alimento aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que tenhamos menos fome após consumi-los.

 alimentos-ricos-em-fibras

Tenha mais saúde com alimentos que ajudam a perder peso. Foto: iStock, Getty Images

Os alimentos ricos em fibras são de origem vegetal, como frutas, vegetais, cereais, frutas secas e leguminosas. Os cereais integrais, particularmente, contam com alta proporção de fibras na sua composição.

 

Importância dos alimentos ricos em fibras para o organismo

 

A grande importância de consumir alimentos ricos em fibras é que eles auxiliam no funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e auxiliando na diminuição da fome.

 

Além disso, os alimentos ricos em fibras podem ser ótimas opções para quem busca emagrecer. As fibras diminuem a absorção de gorduras e açúcares, combatendo doenças como diabetes e colesterol.

 

6 alimentos ricos em fibras para você

 

1. Pão integral

 

Essa opção é ótima para quem não larga os pães. Apesar de o pão integral ter quase a mesma quantidade calorias do convencional, ele possui um fator importante: provoca saciedade. Isso significa que você estará satisfeito comendo uma quantidade menor do alimento.

 

2. Alface

 

É um excelente alimento para quem faz dieta. Isso porque a alface é pouco calórica e bastante nutritiva. Assim como o pão integral, a alface também provoca saciedade. Mas não para por aí.

 

A salada de alface é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina K. E além de fibras, a alface ainda possui pectina, lactucina, cálcio, ferro, potássio e magnésio.

 

3. Aveia

 

Esse é outro alimento rico em nutrientes. Os benefícios da aveia consistem em facilitar a digestão, melhorar o funcionamento do intestino, controlando a prisão de ventre e reduzir o colesterol.

 

Além disso, a aveia ajuda a reforçar o sistema imunológico, controlar a pressão arterial, prevenir contra o câncer no intestino, controlar a ansiedade – e ainda diminui a quantidade de açúcar do organismo.

 

4. Nozes

 

Ricas em vitamina E, as nozes são um poderoso antioxidante para o organismo. A noz contém vitaminas do complexo B, fibras, proteínas, cálcio, cobre, magnésio e uma grande quantidade de ômega 3.

 

Dentre os seus benefícios, está a prevenção contra problemas do sistema nervoso e problemas cardíacos, combate a diabetes tipo 2, combate o colesterol ruim, a fadiga e o cansaço. Mas cuidado: as nozes, por serem ricas em gorduras boas, são bastante calóricas. Você deve consumi-las com moderação.

 

5. Mamão

 

O mamão precisa estar presente em sua dieta. Além de ser nutritivo, o mamão possui a vantagem de ser pouco calórico. Essa fruta ainda alivia os sintomas da sinusite, melhora a saúde óssea, reduz o câncer de colo e o colesterol e é extremamente benéfico ao intestino.

 

6. Maçã

 

Falando em frutas que são indispensáveis em uma dieta, achamos outra importante entre os alimentos ricos em fibras: a maçã. Rica em nutrientes, a maçã é fonte de pectina – um tipo de fibra solúvel que traz inúmeros benefícios ao organismo.

 

A maçã ajuda a reduzir o colesterol, combate a prisão de ventre e previne contra doenças cardiovasculares. Além disso, para quem busca o emagrecimento, a maçã é extremamente indicada por contar com grande quantidade de fibras.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!