Qualidade de vida

Mente sã: confira diferentes maneiras de exercitar o cérebro

Por Redação Doutíssima 12/11/2015

Você não conhece a expressão “mente sã, corpo são” por acaso. Assim como praticar exercícios físicos e manter a boa alimentação fazem bem à saúde, usar técnicas para ativar o cérebro pode influenciar diretamente na forma como o seu corpo funciona.

Entenda como o estado da mente deve entrar em harmonia com o restante do organismo para evitar doenças e preocupações.

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Técnicas para ativar o cérebro, como tocar violão, influenciam na forma como o corpo funciona. Foto: Shutterstock

Mente e corpo trabalham em conjunto  

Em um estudo da Universidade de John Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, foi observado que a proteína responsável por atuar na saúde mental como antidepressiva, além de auxilar no aprendizado e memória, nutrir os vasos sanguíneos e estimular o crescimento de células nervosas, também pode manter o vigor do coração.

Publicada no início de 2015 na Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), a pesquisa demonstra que a proteína BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro) é um fator de crescimento nervoso, que auxilia na capacidade das células do coração para que se contraiam e relaxem corretamente.

Os resultados apontam que a BDNF pode levar à disfunção do músculo cardíaco, principalmente em condições de estresse repetido do coração, seja físico ou crônico, como exageros em treinamentos ou até mesmo pressão arterial elevada.

Dicas para manter a mente sã

Não é à toa que o cérebro humano seja comparado a uma máquina. Afinal, o órgão comanda todos os movimentos do corpo, assim como as sensações e sentimentos. Além disso, consegue armazenar o que aprendemos, memórias boas e ruins.

Até os atos mais banais como respirar, caminhar, sentar, comer, piscar, espirrar e salivar somente acontecem quando o cérebro dá o comando. Ele também é o responsável por gerenciar nossas defesas. Se você engasgou-se com a comida, ele envia um sinal de que algo está errado e logo você sente necessidade de tossir, por exemplo.

Veja 4 dicas para conquistar uma mente sã:

Desafie-se

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De vez em quando, na hora de se vestir, use uma venda nos olhos para desafiar o cérebro. Foto: Shutterstock

Pratique pequenos desafios diários para mexer com o cérebro. Vale usar o relógio de pulso no braço direito, andar pela casa de trás para frente, vestir-se de olhos fechados, trocar o mouse do computador de lado, usar percursos diferentes do habitual ou até mesmo aprender a tocar um instrumento musical.

Estimule a memória

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Leia a página de um livro e logo depois tente se lembrar da maior quantidade de palavras que puder. Foto: Shutterstock

Ao invés de usar uma lista para ir ao supermercado, tente guardar na memória tudo o que precisa. Leia a página de um livro e logo depois tente se lembrar da maior quantidade de palavras e frases que puder. Procure também aprender a letra de uma música nunca ouvida antes em apenas um dia.

Durma bem

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Na hora de dormir, tente descansar em ambientes escuros e evite mexer no celular. Foto: Shutterstock

Você pode até estar dormindo, mas seu cérebro não. Apesar de diminuir a intensidade das ações, o órgão precisa que você colabore com o trabalho. Por isso, tente descansar em ambientes escuros, além de evitar assistir televisão ou mexer no celular antes de fechar os olhos.

 

Alimente-se de forma saudável

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Alimentos ricos em ômega 3, como peixe, são essenciais para a saúde da mente. Foto: Shutterstock

Vá ao supermercado (sem a lista) e procure colocar no carrinho as folhas verdes, vegetais frescos, frutas, peixes, aves, castanhas, azeite, grãos integrais e feijão. Os alimentos ricos em ômega 3 são essenciais para a saúde da mente. Evite alimentos processados, carboidratos, doces e outros ingredientes que levem muito sódio e gordura trans na composição.

 

 

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