Qualidade de vida

Dia da Mentira: saiba identificar quando alguém falta com a verdade

Por Redação Doutíssima 31/03/2015

Uma pessoa conta, em geral, três mentiras a cada dez minutos. E isso não acontece somente em 1º de abril, o Dia da Mentira. A estatística é de Robert Feldman, professor de Psicologia da Universidade de Massachusetts. Mas saiba que recorrer à inverdade é uma maneira de manter o bom convívio em sociedade.

 

É no comecinho de abril que a prática ganha ares de brincadeira, mas, passado o Dia da Mentira, em muitos casos, ela segue firme em muitas esferas da sociedade, seja em família, na escola ou no trabalho. Mas como saber quando uma pessoa está mentindo?

dia da mentira

Mentira pode trazer consequências sérias no ambiente profissional. Foto: iStock, Getty Images

Como surgiu o Dia da Mentira

A origem do Dia da Mentira remonta ao começo do século 16, quando o Ano Novo era comemorado em 25 de março, data que marcava o início da primavera. Essas comemorações duravam uma semana e se estendiam até 1º de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o Ano Novo seria comemorado em 1º de janeiro.

Parte da comunidade mostrou resistência à mudança, seguindo o calendário antigo e considerando que o ano iniciava em 1ºde abril. Foi aí que brincalhões passaram a ridicularizá-los com presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Ou seja, a mentira estava criada.

Quando todo dia é Dia da Mentira

Quem nunca contou uma mentirinha? O problema é quando as brincadeiras vão muito além do Dia da Mentira e contaminam a sociedade e os relacionamentos.

No entanto, estudos apontam que é praticamente impossível viver em sociedade sem criar histórias que fogem à realidade ou que a mascaram de alguma maneira, como explica Yara Leal de Carvalho, formada em coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching.

Segundo ela, que é psicóloga, alguns bons motivos justificam uma mentira, como reduzir o impacto negativo que uma verdade teria sobre uma pessoa que amamos ou evitar ofender alguém que não conhecemos o suficiente.

O fato de que mentir é algo normal é reiterado pelo escritor Paulo Sergio de Camargo, especialista em grafologia e linguagem corporal. Autor do livro Não Minta Pra Mim! Psicologia da Mentira e Linguagem Corporal, ele diz que mentir ocasiona algumas reações do corpo que estão relacionadas ao estresse e à ansiedade que a ação causa.

De acordo com Camargo, a maioria das pessoas não tem percepção ou não sabe controlar os sinais, principalmente por serem inconscientes e puramente fisiológicos. Em sua obra, aponta os principais sinais corporais que as pessoas emitem ao mentir, independente do sexo.

E se hoje não for o Dia da Mentira, fique atento e veja se consegue identificar o mentiroso que cruzar seu caminho.

dia-da-mentira

Expressão corporal pode indicar se pessoa está tentando mentir. Foto? iStock, Getty Images

Principais sinais da mentira

Segundo o escritor, os indicadores podem variar de acordo com a situação e a pessoa. O autor do livro lista os cinco principais indicadores da mentira:

1. Contradição

Dizer não com a cabeça, enquanto a boca diz o contrário.

2. Coceira

Coçar o nariz com as mãos ou com os dedos enquanto conta a mentira.

3. O olhar

Movimentar os olhos para cima e para a direita.

4. Perguntas

Solicitar que a pergunta seja repetida e, mesmo assim, responder com outra pergunta.

5. Uso das mãos ou objetos

Levar as mãos à região dos olhos, da boca ou das orelhas ou, até mesmo levar objetos à boca, como lápis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!