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Técnicas de meditação aliviam sintomas de estresse

Por Redação Fortíssima 28/06/2016

Aderir a técnicas de meditação pode ser o que está faltando em sua rotina diária. Com diversos benefícios à saúde, bem-estar e vida profissional, essas atividades ajudam a controlar os níveis de estresse e garantem a serenidade necessária para que simples problemas não se transformem em situações desagradáveis.

Quem nunca ouviu falar das vantagens das técnicas de meditação para a melhora dos sintomas do estresse, alívio do cansaço e acabar com o mau humor não sabe o que está perdendo. Essa atividade pode ser praticada em momentos difíceis, após um longo dia de trabalho ou depois de acordar. Você é quem escolhe o período ideal.

Técnicas de meditação

A meditação ao acordar pode deixar as tarefas do trabalho menos estressantes. Foto: iStock, Getty Images

Conheça 7 benefícios das técnicas de meditação

Ainda não está convencido? Confira sete motivos para começar a praticar a meditação agora mesmo e ganhe em qualidade de vida:

  • Ajuda a controlar os terríveis sintomas do estresse e ansiedade, vistos principalmente em indivíduos que apostam em rotina corrida e repleta de funções
  • Garante a melhora do bom humor e sensação de satisfação. Quem pratica está mais tranquilo e relaxado para todas as atividades desempenhadas no trabalho
  • Acaba com a insônia que atrapalha as suas noites e influencia negativamente em todos os âmbitos da vida pessoal e profissional
  • Potencializa a criatividade e garante memória aguçada. O praticante consegue pensar melhor e está sempre alerta para a criação de novas ideias
  • Fortalece o sistema imunológico e elimina os terríveis sintomas da prisão de ventre. Também pode contribuir para a melhora de quadros de depressão
  • Recupera a autoestima e assegura sensação de bem-estar. Você se sente mais bonita, confiante e pronta para qualquer situação
  • Facilita o abandono de hábitos prejudiciais à saúde: cigarros, bebidas alcoólicas e outros tipos de drogas

Técnicas de meditação

Aposte nas técnicas de meditação

Uma boa sugestão para conhecer tudo sobre os métodos de relaxamento é investir na leitura de livros. As principais opções são o budismo kadampa, a meditação transcendental, raja ioga, vipassana e hare krishna. Converse com a sua psicóloga ou mentor para a escolha do tipo  de técnicas de meditação que mais combina com sua rotina.

A seguir, confira dicas simples e que promovem sensação de bem-estar em situações complicadas e estressantes. Todas elas podem ser praticadas durante o período de trabalho ou em casa. Não tenha preguiça ou medo, invista nas técnicas de meditação.

Respiração profunda

O chefe reclamou de relatório e você está bufando de raiva? Invista na respiração. Vá para o banheiro, sente-se sobre a tampa do vaso e relaxe a musculatura. Tente manter a postura ereta e confortável. Inspire profundamente e expire de forma lenta. Repita essa operação por três vezes. Você irá sentir as tensões abandonando o seu corpo.

De olho nos passos

Concentre-se em sua respiração ao fazer caminhadas para o trabalho ou outras tarefas. Tente criar uma espécie de sincronização nos movimentos do pulmão e dos pés. Desligue o seu pensamento de qualquer outra informação. Lembre-se, no entanto, de prestar atenção nos movimentos de carros e outras pessoas.

Música para os ouvidos

Essa sugestão pode ser praticada ao acordar ou antes de dormir. Vista uma roupa confortável e selecione alguma meditação guiada no YouTube – livre-se de qualquer outro aparelho eletrônico que pode roubar a sua concentração. Desligue as luzes e deite na cama. Escute todas as indicações da música e relaxe profundamente.

E aí, pronto para aderir às técnicas de meditação? Depois conte para a gente o resultado!


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