Estética

Renove seu sorriso com a colocação de um piercing no dente

Por Redação Doutíssima 10/06/2015

Quando o assunto é beleza, muitos querem, de qualquer maneira, fazer a diferença. Assim, um detalhezinho pode ser essa a diferença que se busca, como o piercing no dente. Esse acessório tem deixado sorrisos muito mais brilhantes e mais alegres. E é um hábito que atravessa o tempo.

 

Quem explica melhor é a cirurgiã-dentista Renata Rebuffo, que nos leva um pouco de volta à história. Segundo ela, a técnica do piercing dental remete à Antiguidade. “Esqueletos maias mostram que enfeites nos dentes era algo comum”, conta.

piercing no dente

Os cuidados com a higiene bucal são importantes ao decidir usar piercing nos dentes. Foto: Shutterstock

Na década de 1960, no auge da contracultura, houve uma explosão no uso, especialmente entre os hippies. “Agora, no século 21, mais uma vez, voltou à moda. Porém, antigamente a sua colocação consistia na perfuração do esmalte e a dentina, com a intenção de tornar o acessório permanente, mas isso agredia os dentes do paciente”, diz.

No entanto, com a evolução da estética, surgiu o modelo de piercing no dente por colagem, muito mais conservador e com a vantagem de não ser definitivo. 

Como colocar o piercing no dente

De acordo com Renata, o piercing no dente é colado na superfície do esmalte do dente escolhido pelo paciente com uma resina específica, como se fosse um bráquete ortodôntico. “Quando o paciente se cansar, ou o material perder a adesão, é possível removê-lo com facilidade, preservando a estrutura dental”, detalha. 

 

Mas é preciso estar atenta. Como tudo o que interfere no corpo, a colocação de piercing no dente apresenta riscos e exige cuidados. Segundo Renata, é essencial alertar os pacientes de que não adianta possuir uma “joia” nos dentes se a saúde geral da boca é ruim, com presença de cáries, doenças periodontais e outros problemas.

“O piercing dental é apenas um acessório decorativo, portanto é de extrema importância cuidar da saúde bucal com frequência” completa a dentista. 

 

Prestar atenção à manutenção também é outra parte fundamental para quem quer embelezar o sorriso com um piercing no dente. Assim, um sorriso agradável e saudável com o acessório só é possível com escovação adequada e visitas de prevenção ao dentista.

“Além disso, o paciente precisa se certificar que a clínica é segura, e o procedimento só deve ser feito por profissionais gabaritados”, conclui a cirurgiã-dentista. 

Onde usar o piercing no dente

Se você deseja aderir ao piercing dental, saiba que, de acordo com informações do portal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esse é o tipo de piercing menos invasivo e que traz menos riscos à saúde.

Na maioria das vezes, o piercing dental é usado em um dos dentes da frente – no incisivo lateral ou no canino. O material, em geral, é o strass, um dos mais comuns.

A peça ainda pode ser feita com cristal, ouro, prata e ainda de pedras preciosas. Os formatos também variam. Podem ser em forma de pequenos corações, estrelas ou pequenos bichinhos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!