Estética

Cuidados diários ajudam a evitar as mãos ressecadas

Por Redação Doutíssima 02/06/2015

Muitas pessoas enfrentam o problema das mãos ressecadas. Seja no verão ou no inverno, o cuidado é fundamental. Devido às mudanças de temperatura, ao envelhecimento da pele e até mesmo ao uso de certos produtos de limpeza, pode ocorrer o ressecamento. Mas certos cuidados ajudam a combater o incômodo.

 

É comum que as pessoas foquem os cuidados em relação à pele para a região do rosto. Assim, acabam esquecendo que as mãos também ficam muito expostas à radiação solar, causando o envelhecimento acelerado da pele e, consequentemente, o ressecamento. A solução? Limpeza, hidratação e protetor solar.

maos ressecadas

Hidratar as mãos pode evitar o ressecamento da pele, especialmente no inverno. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como prevenir as mãos ressecadas

Além da exposição ao sol, há outros fatores que ocasionam o ressecamento das mãos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com a chegada do inverno, é importante lembrar que o frio contribui ainda mais para que as mãos fiquem secas. Por isso, é necessário aplicar um creme hidratante com filtro solar diariamente.

 

O cuidado em relação à limpeza também é primordial para prevenir o ressecamento da pele. Há determinados sabonetes que acabam tirando o óleo natural das mãos, aumentando ainda mais a secura. Por isso, o ideal é higienizar as mãos com um sabonete suave. Se estiver na dúvida sobre como escolher o produto adequado, consulte o dermatologista.

 

Quando for limpar a casa, lembre-se de sempre usar luvas. É importante proteger as mãos dos produtos químicos, pois a aspereza dos alvejantes e desengordurantes contribui para ressecar as mãos. E pior: acelera o envelhecimento da pele. Além disso, é importante lavar bem as mãos após manusear esses produtos.

 

Esfoliar as mãos também é uma alternativa para garantir sua saúde, pois o acúmulo de células mortas pode prejudicar a elasticidade da pele. Uma boa alternativa é fazer uma esfoliação à base de óleo, que vai ajudar a restaurar a suavidade, evitando as mãos ressecadas.

Veja como tratar as mãos ressecadas

Se você estiver sofrendo por conta das mãos ressecadas, saiba que há tratamentos caseiros que podem ajudar a controlar o problema. O próprio vapor da água fervente alivia o ressecamento.

Quando estiver cozinhando, coloque as mãos sobre o vapor saído da panela de água fervente e aplique um hidratante em seguida. Suas mãos ficarão instantaneamente mais hidratadas e macias.

 

Outra recomendação é utilizar cremes hidratantes com frequência. Opte pelos produtos que contam com ácido lático e ureia na composição, pois eles possuem um potencial maior de hidratação. Na hora de lavar as mãos, prefira um sabonete com aloe vera, que também é um poderoso hidratante.

 

O banho de hidratação é, igualmente, uma excelente opção para combater as mãos ressecadas em casa. Basta aplicar um creme nas mãos, e colocá-las dentro de uma sacolinha. Após deixar agir por 10 minutos e enxaguar com água morna, você já vai perceber a diferença.

 

Se estiver na dúvida sobre como tratar mãos ressecadas, o ideal é procurar um dermatologista. Ele poderá identificar quais são as causas do ressecamento no seu caso em especial, indicando os produtos ideais para acabar de vez com o incômodo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!