Filhos

Saiba quais cuidados ajudam a prevenir o eczema atópico

Por Redação Doutíssima 22/06/2015

Eczema atópico ou dermatite atópica é uma doença que causa lesões inflamatórias na pele. A condição atinge cerca de 10 a 15% da população em geral em alguma parte da vida, sendo mais comum em áreas urbanas. Seu aparecimento pode ser relacionado a outras doenças.

 

A doença é crônica e as lesões aparecem principalmente nas dobras do corpo das crianças, como o joelho. Segundo a Cartilha de Informações Básicas da Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA), quem tem na família pessoas com histórico de asma, rinite alérgica ou mesmo da dermatite atópica estão mais propensos ao surgimento dos sintomas.

eczema atopico

Bebês com dermatite atópica podem apresentar pele seca e feridas inflamadas. Foto: iStock, Getty Images

 

Como identificar o eczema atópico

Esse tipo de dermatite só pode ser diagnosticado com um exame clínico baseado no histórico do paciente e na observação das lesões por um médico dermatologista ou especialista na área. Não é possível afirmar casos de dermatite atópica através de exames de laboratório.

Algumas questões do ambiente podem influenciar no aparecimento das feridas inflamadas que caracterizam o eczema atópico. A AADA dá ênfase para os seguintes fatores:

– Pele seca

– Poeira

– Uso de detergentes e produtos de limpeza em geral

– Roupas de lã e tecido sintético

– Alguns alimentos

– Baixa umidade e baixas temperaturas

– Transpiração

– Aparecimento de infecções

– Estresse emocional

– Pomadas e medicamentos tópicos

– Protetor solar

– Repelente

– Perfume

– Contato com plantas

– Contato com metais

Sintomas do eczema atópico

Pessoas com dermatite atópica notam um surgimento repentino de pele muito seca em algumas regiões do corpo. As lesões têm prurido (líquido) e podem se desenvolver em machucados mais profundos, causando desconforto maior.

Outros sintomas associados a essa condição é o aparecimento de alterações na cor da pele e áreas esfoladas causadas por coceiras. Podem surgir bolhas com inflamação e vermelhidão ao seu redor.

Após a coceira e exposição prolongada, as feridas podem sofrer uma mudança de aparência. Nesse caso, as áreas da pele com eczema atópico ficam com aspecto similar ao de couro.

Segundo a cartilha da AADA, o eczema atópico tem início muito precoce, podendo surgir antes do primeiro ano de idade. A doença se apresenta em ciclos, com períodos de melhora e piora durante o crescimento. Após a adolescência e vida adulta, as lesões tendem a aparecer menos ou até não tornarem a aparecer.

Tratamento do problema

Diante de situações estressantes, é comum o aparecimento ou aumento da incidência de lesões do eczema atópico. Um dos passos para o tratamento é evitar ou reduzir ao máximo o estresse emocional causado pelas situações cotidianas. Além disso, é importante evitar a exposição a qualquer um dos fatores que podem desencadear o aparecimento das lesões.

Para conter e diminuir o aparecimento das lesões, são utilizados medicamentos por via oral ou pomadas e cremes de tratamento das feridas. O tipo de remédio utilizado varia de caso para caso e deve ser recomendado por um médico especialista.

É importante, após o diagnóstico, que o paciente mantenha a pele sempre muito bem hidratada com cremes e loções, evitando o ressecamento. A pele seca tem maior tendência ao surgimento das lesões e é preciso tratá-la mesmo quando não apresenta feridas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!