Alimentação infantil

Saiba se comprar frutas cortadas é uma prática saudável

Por Redação Doutíssima 22/06/2015

Unir alimentação saudável e praticidade é uma ótima alternativa quando se pensa no lanche que as crianças vão levar para a escola. Assim, a escolha por frutas cortadas é natural para muitos pais na hora de preparar a lancheira. Mas é preciso estar atento e escolher as frutas certas, pois do contrário podem haver perdas importantes.

Quanto mais tempo se passa desde que se corta uma fruta até seu consumo, maior é a possibilidade de oxidação e perdas superficiais, como de água e de vitamina C.

frutas cortadas

Frutas picadas acabam perdendo nutrientes quando não são consumidas na hora. Foto: iStock, Getty Images

Caso elas estejam embaladas a vácuo, essa perda será menor, mas de qualquer forma, haverá dano, de acordo com Gisele Maria Menezes Ribeiro Kosminsky, professora do curso de Nutrição da Universidade Feevale.

Alternativa para as frutas cortadas

Para Gisele, a melhor opção para as frutas cortadas é consumi-las logo após descascá-las. “Se for preparar com antecedência, é bom preferir aquelas que escurecem menos, pois o escurecimento pode ser utilizado como indicativo de oxidação”, diz.

Pior do que frutas cortadas em casa – para serem ingeridas horas depois – é comprar os alimentos já picados. Como qualquer outro alimento manipulado, há o momento crítico da manipulação. Como consumidores, não podemos avaliar isso, de acordo com Gisele, ainda mais que esses produtos são processados artesanalmente.

Assim, ela sugere que as frutas cortadas sejam compradas em estabelecimentos que manipulam no próprio local, como lancherias ou restaurantes, e que seja possível avaliar as condições higiênicas ou produtos semi-industrializados, que são chamados de vegetais minimamente processados.

“É onde há um local adequado para a produção, que são os produtos fracionados que estão à disposição em mercados, com rótulo e registro”, sinaliza Gisele.

Consumo das frutas cortadas

Quando não há escolha na hora de mandar o lanche para a escola, a alternativa é colocar frutas cortadas na lancheira se elas forem consumidas no mesmo turno. Nesse caso, podem ir descascadas e picadas frutas como mamão, melão, abacaxi, laranja, kiwi e morangos. “Elas devem ser mantidas refrigeradas”, frisa a professora.

Se o lanche com frutas for para outro turno, a orientação de Gisele é que não sejam cortadas. Você pode manter a opção por um lanche saudável, mas com frutas que não precisem ser picadas.

Segundo ela, a melhor opção é mandar frutas como a banana, a bergamota, a maçã ou a pera, já que podem ser descascadas na hora ou consumidas com a própria casca. Além disso, frutas como o kiwi podem ser apenas partidas ao meio e consumidas com colher, facilitando a alimentação da criança.

Outro aspecto bem importante é ensinar a importância desses procedimentos aos pequenos. Deixe que as crianças participem do momento de preparar o lanche que irão levar para a escola, e não somente saberem o que vão comer quando abrirem a mochila.  

A consciência de alimentação saudável e cuidado com os produtos pode começar dentro de casa em uma sintonia importante entre pais e filhos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!