Alimentação infantil > Nutrição

Confira 6 dicas para alimentação infantil saudável

Por Redação Doutíssima 20/03/2015

Para muitos pais, a hora da refeição dos pequenos é um verdadeiro martírio. Choro, birra ou a simples negação em comer, fazem desse momento uma praça de guerra na sala de jantar. Aprenda a driblar essa manha sem descuidar da alimentação infantil saudável que seu filho precisa.

A importância da alimentação infantil saudável

 

Os motivos que levam as crianças a não comer são variados. Primeiro, é preciso estar atento a sintomas bem claros. Se ela costumava comer direitinho e, de uma hora para a outra, parou de querer se alimentar, pode estar com alguma doença. Nesse caso, consultar o pediatra é a melhor opção.

 

alimentação infantil saudável

Pais são também responsáveis pela alimentação saudável dos filhos. Foto: Shuterstock

 

Se o médico já averiguou a situação e viu que não há nada de errado com seu filho, o problema pode ser comportamental. Tem criança que, mesmo tendo fome, não come para chamar atenção. É o momento do dia em que os pequenos são a grande atração da casa. É também uma oportunidade de usar o charme para fugir da alimentação infantil saudável.

 

Se o seu filho faz manha e você dá a ele guloseimas nada nutritivas para que não fique sem comer, estará fazendo exatamente o que ele quer e não contribuindo em nada com hábitos alimentares melhores. Você deve estar no comando sempre.

6 dicas para uma alimentação infantil saudável

 

Se tudo não passar de birra ou estratégia para chamar a sua atenção, as dicas a seguir vão tornar a hora da refeição mais prazerosa para a família e nutritiva para seu filho.

1. Atenção aos horários

Ter uma rotina de alimentação faz a criança perceber que é importante e passe a valorizar a hora da refeição. Se regras para comer não fazem parte da família, aproveite para que todos entrem no ritmo e façam as refeições juntos, num momento de encontro de família.

2. Não force a barra

Se a criança não quiser comer, não adianta insistir ou fazer com que a atitude dele seja mais importante que a refeição. Não abra mão da alimentação infantil saudável para terminar com o berreiro. Mantenha o cardápio preparado. Uma hora seu filho irá perceber que fazer cena não leva a lugar algum.

3. Identifique o que seu filho gosta

Se sua intenção é preparar um prato com couve para suprir a falta de determinada vitamina e seu filho não gostar do vegetal, substitua por outro com valor nutritivo semelhante.

 

Existem muitas opções de verdura, legumes e frutas para que você possa encontrar o cardápio da alimentação infantil saudável que melhor se adapta ao paladar do seu filho.

4. Seja prática, criativa e saudável

A correria do dia a dia nem sempre permite que você seja um Jamie Oliver na hora de preparar o lanche dos seus filhos. Então, seja prática: um sanduíche com pão integral, queijo branco, tomate, alface e requeijão, pode receber uns olhinhos de cenoura e um sorriso de mostarda. Além de atraente, é fonte de cálcio, proteína, fibras e vitaminas A.

 

alimentacao-infantil-saudavel

Criatividade é importante atrativo para que crianças se alimentem melhor. Foto: iStock, Getty Images

 

5. Não se repita

Criar um novo cardápio por dia nem sempre é tarefa fácil, mas comer diariamente a mesma comida é um convite para recusá-la. Varie nos ingredientes e na forma de apresentar o prato para seu filho.

6. Evite os alimentos industrializados

Eles são deliciosos, práticos, mas passam longe do conceito de alimentação infantil saudável. Os alimentos industrializados são cheios de corantes, conservantes e muitas outras substâncias que, a curto, médio e longo prazos, trazem danos à saúde.

Acostume seu filho a fazer escolhas saudáveis, incentivando-o a comer bem. Comer bem não é comer muito, mas ter em uma única refeição o maior número de nutrientes para que ele cresça saudável e longe de doenças.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!