Clínica Geral

Diagnóstico precoce ajuda no tratamento da Doença de Paget

Por Redação Doutíssima 23/06/2015

Condição perigosa para a saúde, a Doença de Paget afeta a mama e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é uma forma de câncer que atinge o mamilo e as regiões que ficam ao redor – como a auréola. A enfermidade pode acometer mulheres e homens e precisa ser tratada.

 

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. Em 2012, a estimativa era de 520 mil vítimas só dessa doença em todo o planeta. O Inca ainda menciona que a incidência cresce na população feminina acima dos 40 anos e que a taxa de mortalidade também aumenta progressivamente com a idade.

doenca de paget

Câncer que atinge mamilo é tratável e menos invasivo se diagnosticado no início. Foto: iStock, Getty Images

As causas da Doença de Paget não são completamente compreendidas pelos médicos e estudiosos. O site do governo dos Estados Unidos especializado em câncer explica que existem teorias que acreditam que células cancerígenas se formam dentro do seio e migram para o mamilo através dos dutos mamários.

Isso explica o motivo de os tumores na extremidade do peito geralmente acompanharem outros tumores na mama.

Sintomas da Doença de Paget

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBD) aponta como principais sintomas a modificação perceptível do mamilo e da auréola. A pele tem tendência a ficar grossa e áspera e podem surgir bolhas que liberam secreção ou até sangue. No estágio inicial, esses sintomas são facilmente confundidos com uma alergia ou dermatite.

Apesar de raro, em alguns casos o mamilo pode ficar invertido. Isso pode acontecer quando a doença já está em estado avançado. Outros sintomas comuns, segundo a SBM, são dores, prurido e ardência no local. O órgão ainda menciona que aproximadamente metade dos casos desse tipo de câncer apresentam um nódulo que é perceptível ao toque.

Para um diagnóstico correto, é preciso que a paciente faça exames por imagem. Na maioria dos casos, ainda é necessário fazer uma biópsia do local com alteração para a identificação certeira da doença.

Doença de Paget é tratável

Os tratamentos para Doença de Paget variam de acordo com o caso da paciente. Quanto mais precoce o diagnóstico, menos invasivas são as medidas para impedir o alastramento das células malignas.

A atriz Patrícia Pillar foi diagnosticada com a Doença de Paget em 2002. Na época, ela falou publicamente sobre a sua condição e como seu diagnóstico tardio a levou a perder a mama afetada, passar por quimioterapia, radioterapia e uso contínuo de medicamentos. No caso da atriz, houve metástase (quando o tumor atinge outros órgãos) para os ossos.

Para erradicar a doença, o médico oncologista pode optar por vários caminhos. A mastectomia (remoção completa da mama e das glândulas mamárias) é uma das alternativas. Tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem complementar o combate às células cancerígenas e evitar o reaparecimento dessas.

Cirurgias menos invasivas, que removem apenas a parte acometida pela Doença de Paget, são recomendadas pela SBM quando o tumor está limitado na parte externa do seio. Ainda assim, nesse caso, é necessário o uso da radioterapia como tratamento complementar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!