Clínica Geral

Por que fumar maconha dá fome? Pesquisadores descobriram a causa da larica, saiba mais

Por Redação Doutíssima 02/06/2014

As pessoas que já experimentaram podem ter tido a ocasião de constatar que, em geral, fumar maconha dá fome, e uma fome de leão! E, nesta situação, essas pessoas “caem em cima” de qualquer tipo de comida que aparece pela frente.

Uma experiência feita em ratos mostrou o que acontece com o nosso cérebro quando ele entra em contato com o princípio ativo da maconha e explicou por que fumar maconha dá fome. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience e identificou uma explicação possível para este fenômeno. Descubra agora porque fumar maconha dá fome!

 

maconha da fome

 

Por que fumar maconha dá fome?

Uma equipe de pesquisadores do NeuroCentre Magendie de Bordeaux constatou que o princípio ativo da maconha, o tetrahidrocanabinol (THC), causa um efeito de borrão nos receptores olfativos e gustativos no cérebro. Cheiro e sabor são estimulados pela absorção de THC, o que estimula a fome da pessoa, mesmo se ela estiver satisfeita. Daí a vontade quase incontrolável de comer.

 

 

Como foi feita a experiência?

Para a pesquisa, dois grupos de ratos fotos observados em laboratório. Nenhuma substância química foi administrada no primeiro grupo de ratos, porém, no segundo grupo, uma dose de THC foi utilizada para efeitos de comparação. Em seguida, estes dois grupos foram colocados na frente de alimentos e aromas bastante atrativos, como o óleo de banana e o óleo de amêndoas.

maconha da fomeO que aconteceu foi que os ratos que receberam a dose de THC se alimentaram em doses muito maiores do que os ratos que não foram submetidos à influência de substâncias químicas. A mesma experiência foi feita em ratos geneticamente modificados, nos quais os receptores de canabinoides foram bloqueados. Como resultado, os cientistas concluíram que, sem o efeito de THC, os ratos se comportavam normalmente quanto à comida.

Este tipo de estudo é realizado para avaliar e compreender os efeitos da maconha, especialmente para uma melhor compreensão do seu uso terapêutico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais: