Exercícios

Aprenda como fazer o exercício de leg press corretamente

Por Redação Doutíssima 26/06/2015

Pessoas que fazem academia provavelmente conhecem o exercício de leg press. Ele é um dos principais exercícios para quem deseja pernas bem trabalhadas e torneadas. Como o próprio nome já diz, é uma atividade que faz pressão na parte inferior do corpo, desenvolvendo a musculatura e a força.

 

Muito procurado por mulheres e homens que buscam aumento de massa muscular em todo o corpo, o leg press geralmente é feito em uma máquina, mas não é preciso se deter apenas a esse formato: é possível trabalhar as pernas da mesma maneira sem usar o aparelho.

leg press

Exercício realizado em equipamento de academia promove pernas fortes e torneadas. Foto: iStock, Getty Images

 

Como fazer o leg press corretamente

Fazer exercícios da maneira correta previne contra lesões e garante melhores resultados. O professor de Educação Física Rafael Machado – também Coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício na Universidade Feevale – explica que sem a orientação de um profissional, as chances de se machucar são muito grandes.

Conforme Rafael, o aparelho de leg press dá bastante segurança para quem faz a atividade por conter uma base ou plataforma que fica junto à coluna. Mas nem sempre esse aspecto é positivo. Essa sensação de que a máquina é bastante segura pode levar o praticante do exercício a utilizar cargas muito altas, não recomendadas para seu limite individual.

O jeito certo de fazer, de acordo com o educador, é apoiar as costas na parte fixa do aparelho e posicionar os pés na plataforma móvel na largura equivalente a dos ombros. Para evitar lesões musculares e problemas de articulação, deve-se estar sempre atento a amplitude do movimento. Ao dobrar os joelhos no exercício, o angulo entre as coxas e as canelas deve ser de 90 graus.

Forçar os limites do corpo, seja com carga muito acima do recomendado ou estendendo as pernas além do necessário no leg press pode trazer problemas. “Atrito, processos inflamatórios, desgaste das articulações e dores musculares aparecem quando não são respeitados os limites do corpo”, ensina Rafael.

Alternativas para a máquina de leg press

Um exercício que trabalha as pernas do mesmo jeito que o aparelho de leg press é um dos queridinhos das mulheres que buscam pernas torneadas e bumbum empinado: o agachamento. Com ou sem pesos, essa atividade também exerce uma pressão nas pernas, desenvolvendo a musculatura.

A dica do educador físico é manter o centro gravitacional, nesse caso a coluna, sempre no mesmo ângulo. Os pés devem ficar afastados na largura dos ombros, então os joelhos e quadris se dobram para levar o tronco em direção ao chão.

Em relação à amplitude desse exercício, basta observar de cima o movimento do corpo. Ao dobrar os joelhos, esses nunca devem ir além da linha formada pela ponta dos pés para não forçar as articulações.

Rafael ressalta que qualquer pessoa que deseja iniciar uma atividade física deve consultar um médico para verificar se não há nenhum tipo de limitação ou complicação que impeça a prática.

Para saber a frequência, o peso e as melhores opções de como trabalhar a parte do corpo que você deseja, é essencial o acompanhamento constante de um profissional de educação física.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!